"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

COERÊNCIA E CORAGEM


AS QUATRO ESTAÇÕES

As nuvens estão a mover-se na política feirense.Finalmente, uma demonstração concreta de que podem advir mudanças profundas após as eleições presidenciais de 2010, com a mais provável escolha da Senhora Roussef para a Presidência da República. Em sendo consagrada nas urnas a Senhora Roussef será a mulher mais votada do planeta excetuando-se a história especialíssima da indiana Indira Gandhi, filha de Jawaharlal Nehru, um dos libertadores da Índia,seguidor de Mohandas Gandhi, a Grande Alma, que não é consanguíneo de Indira, embora a tenha conhecido desde a infância.

Assim,o PR,(secção da Bahia) partido de César Borges, ex-carlista, dá apoio à Dilma. Seguindo esta orientação a recém eleita deputada estadual Maria das Graças Pessoa Pimenta, taurina(4 de maio),habituada à lealdade, objetiva e capaz de decidir e fazer escolhas,anuncia o seu apoio à presidenciável. Esta atitude não tem grande importância eleitoral às vésperas da realização do escrutínio decisivo de 31/10, pois acrescenta pouco em termos de votos.O que importa é"o day after".A opção da deputada pelo campo progressista aproxima o governo feirense, em definitivo, por força das circunstâncias, em razão do contexto, pelo bem de Feira de Santana,por senso de realidade, por pragmatismo,por retorno às raízes, do governo Wagner e do bloco de centro esquerda feirense. Evolui-se, finalmente, da parceria gerencial inssossa para uma potencial parceria político-gerencial com uma visão de planejamento integrada às ações dos Governos Estadual e Federal.Concretizada e aprofundada a parceria, há de preocupar-se o Gestor Municipal com a formação de uma equipe de Governo afinada. Como violinos Stradivarius e como se estivessem a executar a extraordinária composição do Abade Ruivo(compositor italiano Antonio Vivaldi) AS QUATRO ESTAÇÕES,deve esta nova equipe de Governo por-se a pensar em um moderno Centro Administrativo; na construção de um edíficio-sede para o CMDI; na duplicação do SAMU, em Feira; na consolidação do HDPA como Hospital de Alta Complexidade;na multiplicação das UPAS ;na execução da Noide-Br-324;na reestruturação e conservação do Centro de Abastecimento, enfim, pensar grande e pensar no futuro com o decisivo apoio da Presidenta Dilma e do Governador Wagner.Esta estória de inexistência de quadros só serve para os eternos caudatários do fracasso alheio.Uma administração fragilizada e sem expressão será o caldo de cultura ideal para os eternos salvadores da pátria.

Devo confessar, de público, que gostei desta adesão.Em 1996, quando defendíamos a candidatura a Prefeito do atual Alcaide, a deputada foi decisiva na escolha do caminho a seguir após tomarmos consciência da derrota eleitoral.Os nossos comícios estavam sendo empastelados por nossos adversários e teríamos que escolher a quem apoiar . Optou-se, na ocasião,por forte influência da atual deputada, pelo carlismo(com a minha discordância que preferia apoio ao Colbert ou ao José Falcão) e, assim, apoiou-se o sr. Josué Melo. Hoje, tudo está mudado. O carlismo perdeu o seu líder máximo e está parcialmente esfacelado. Sem governo Federal, Estadual, sem base parlamentar,sem ministros,é muito dificil aos remanescentes da direita carlista mover-se como bloco monolítico de oposição.Assim, é tempo de escolher.Escolher para fazer bem a Feira de Santana. Escolher, não como adesistas de última hora, mas com base em Projeto de Desenvolvimento que contemple os interesses do Povo de Feira de Santana, principalmente os que residem nos bairros populares(104 bairros) e no campo.O Governo Municipal deve associar-se aos futuros mandatários da esfera federal,preservando a sua autonomia, sem virar linha auxiliar.É preciso buscar auxiliares nas Universidades(Pública e Privadas),nos Cursos de Pós-Graduação de Administração Hospitalar. É preciso valorizar e prestigiar os Movimentos Sociais, integrando-os ao Governo.É fundamental rever a Política Cultural no município; rever a política de saúde; rever,com urgência,as políticas para o campo no nosso município.Deve-se evitar a todo custo e abominar o adesismo fisiologico.Uma parceria ampla com o Governo Estadual deve ser associada a uma Declaração Bilateral de Compromissos,que beneficiarão, primordialmente Feira de Santana e o seu Povo.

Mais uma vez,saúdo a parceria politica da Deputada Maria das Graças Pessoa à companheira Dilma Vana Roussef.Desta forma,salvar-se-á o atual mandato.Recomendo-lhe que ouça as Quatro Estações no café da manhã, ao lado do seu companheiro de sempre , fazendo-o refletir, agir com precisão cirúrgica e, ter paciência, mas não titubear.Feira de Santana e seus filhos, principalmente os mais humildes ,não podem esperar.

Quanto à Serra,prefiro não refletir sôbre esta hipótese, embora não me falte realismo baseado na Teoria das Probabildades. A vitória de Serra será a consagração definitiva do artificial Terceiro Mandato.Via Dolorosa que se estenderá ao longínquo 2016.Que São Lula ,santo por marketing,e Santa Dulce-Irmã Dulce da Bahia-santa verdadeira,nos livre e nos guarde.

Feira de Santana, 27/10/2010, aniversário do Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Esta parceria deve ser vista como um presente para o Presidente Lula e para o Povo de Feira de Santana.

Que assim se escreva e que assim se cumpra. OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário