"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 18 de março de 2011

PRIMUM NON NOCERE

Esta é uma máxima do juramento de Hipócrates (em latim), que deveria ser a primeira norma de conduta dos profissionais de saúde, principalmente daqueles que trabalham com os idosos: Em primeiro lugar, não causar o mal!

Venho recebendo muitos e-mails de leitores relatando uma série de problemas de saúde de seus idosos. E na grande maioria, a IATROGENIA é patente. Costumo não responder casos particulares e nem dar opiniões sobre a conduta de outros médicos. Não é ético e em nada ajudaria.

O que é iatrogenia? É todo procedimento ou tratamento de saúde que possa causar efeitos colaterais para o paciente, com efeitos colaterais deletérios. Exemplo: ao solicitar um exame de tomografia com contrate para um idoso, o contrate poderia causar alergia ou insuficiência renal. Ou seja, um exame causando malefício, em vez de ajudar no diagnóstico de uma patologia.

Nossa medicina está se distanciando do contato direto com o paciente, da boa e longa entrevista, da busca da empatia e confiança de ambas partes. Muitos médicos, para darem conta de seus afazeres e de seu trabalho, têm pouco tempo para a consulta e para o exame clínico, compensando com excesso de exames e de encaminhamentos para outros especialistas.

Este tipo de medicina, para os idosos, é extremamente prejudicial. Os idosos devem ser olhados como pessoas e não como órgãos, sistemas e membros!

Cabe aos familiares e idosos prestarem atenção ao nosso alerta: Em primeiro lugar, não causar o mal!

Cuidado com excessos de exames ou de especialistas para cuidar de nossos idosos!

Fonte:Cuidar de Idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário