"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 18 de outubro de 2011

FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER


Liberdade, justiça e solidariedade são as directrizes de trabalho da Fundação Konrad Adenauer (KAS). A KAS é uma fundação alemã que simpatiza com os valores do partido político União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha. Como cofundador do partido CDU e primeiro chanceler alemão, Konrad Adenauer (1876–1967) aglutinou as tradições sociais, cristãs, conservadores e liberais. O seu nome representa a visão da reconstrução democrática da Alemanha, a consolidação externa numa sociedade de valores transatlânticos, transfronteiriços, a visão da unificação europeia e a orientação na economia social do mercado. O seu legado intecletual é a nossa missão e o nosso dever ao mesmo tempo.
Com a cooperação europeia e internacional da fundação, o engajamento para que os homens possam viver em liberdade e dignamente. Com os seus ideais, presta uma contribuição para que a Alemanha possa cumprir com a sua responsabilidade crescente no mundo.
Quer incentivar as pessoas a participarem na construção do futuro neste sentido. Através de mais de 70 escritórios no mundo inteiro e projetos em mais de 120 países contribui por iniciativa própria para a promoção da democracia, do estado de direito e da economia social de mercado. Para assegurar a paz e a liberdade, apoia continuamente o diálogo sobre política externa e segurança internacional, e o intercâmbio entre as culturas e as religiões.
Para a KAS o ser humano está no centro das atenções. O indivíduo, com a sua dignidade, direitos e deveres, representa o ponto de partida para a justiça social, democracia liberal e economia sustentável. Enquanto apoia as pessoas, que aceitam as suas responsabilidades dentro da comunidade, está fortalecendo redes ativas na política, economia e sociedade. A sua gestão de conhecimentos políticos melhora as chances de projetar uma globalização mais social e justa, ecologicamente sustentável e economicamente eficiente.
Trabalha em parceria com instituições do Estado, partidos políticos, organizações da sociedade civil, assim como camadas da sociedade que podem promover o bem-estar comum. Através dos seus objetivos e dos seus valores pretende, sobretudo dentro do âmbito da cooperação internacional, intensificar no futuro a cooperação política regional e global. Com os parceiros contribui no fortalececimento de uma ordem pública internacional que possibilita o desenvolvimento de todos os países em liberdade e com suas próprias responsabilidades.
A Fundação Konrad Adenauer está no Brasil desde 1969 e, ao longo dessas quatro décadas, tem trabalhado em iniciativas próprias e em cooperação com parceiros brasileiros, dialogando, trocando experiências e promovendo a produção de conhecimento especializado nas áreas onde se encontram os principais desafios do país. O público-alvo dos seus eventos e publicações é composto por líderes políticos e sociais, acadêmicos formadores de opinião - intelectuais, jornalistas e membros de organizações sociais e políticas.
Através do intercâmbio com esses interlocutores, a Fundação Konrad Adenauer visa a colaborar para a consolidação do Estado de Direito democrático e social, que se sustente através do bom desempenho do sistema político. Para isso, o fortalecimento dos partidos políticos e a participação ativa dos cidadãos no processo político são premissas tão importantes quanto a execução de reformas políticas.
Seminários e conferências de diálogo, oficinas de formação cidadã, projetos de consultoria política e econômica, pesquisas científicas e publicações estão entre as principais atividades realizadas, algumas das quais em parceria com instituições, como a Oficina Municipal de São Paulo e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
A partir do escritório no Rio de Janeiro, com a colaboração de uma equipe formada por brasileiros e representantes da Alemanha, se promove o diálogo político e se abrem espaços de análise e discussão de temas atuais, relevantes para o desenvolvimento político, social e econômico do Brasil. Vale destacar uma intensa e sempre atualizada produção de relatórios sobre eventos políticos e temas de interesse bilateral, através de publicações e na própria página da KAS na Internet.
As atividades de promoção da integração regional na América Latina e especialmente do Mercosul, através da cooperação com os escritórios da Fundação em outros países da região, incentivam a criação de laços entre atores e instituições que assim fomentam uma base para os processos de integração.
A cooperação com os programas regionais da Fundação Konrad Adenauer na América Latina é mais um importante instrumento de complementação das atividades no Brasil e para geração de efeitos sinérgicos. Três iniciativas se sobressaem: o Programa de Estado de Direito, o Programa de Política Social na América Latina e o Programa de Meios de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário