"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

AZIA OU REFLUXO GÁSTRICO?



Muitas pessoas têm azia periodicamente, aquela terrívelqueimação bem no meio do peito, mas parece que ela fica mais freqüente com a idade – ela é mais comum nos idosos. Se você tem azia duas ou mais vezes por semana, deve ir a um médico. Você pode estar tendo um refluxo gástrico.

O refluxo é quando o ácido do estômago vai parar no esôfago. Há uma válvula no fundo do esôfago que é destinada a manter esse ácido no estômago, mas, quando ficamos mais velhos, essa válvula fica mais frouxa e a entrada o “retorno” de ácido no esôfago fica mais fácil.

Hérnias de hiato também podem contribuir para a azia, já que ficam na parte superior do estômago, acima do diafragma (que ajuda aquela válvula a deixar o ácido no estômago).

Quando a azia não é tratada você pode sofrer de dores severas no peito, obstrução e mudanças no alinhamento do esôfago.

Se você acha que seu esôfago está com problemas, esses são alguns sintomas que você pode ter: dificuldade de engolir, a sensação que a comida está presa atrás do externo, facilidade de se engasgar, dificuldade de respirar, tosse, rouquidão e perda de peso.

Se sua azia não é freqüente você pode controlá-la mudando alguns hábitos alimentares. Evite derivados do tomate, chocolate, menta, café e comidas gordurosas ou apimentadas. Medicamentos anti-ácidos também ajudam.

Agora, se no seu caso a azia é frequente, você deve procurar um médico e iniciar um tratamento adequado. Muitas vezes até mesmo a cirurgia é a melhor opção. [LiveScience]

FONTE HypeScience

2 comentários:

  1. Tive refluxo pela primeira vez há 2 anos atras, por um grande estresse emocional. só q os meus sintomas nem sempre são os mesmos do descrito acima.Além da tosse persistente por 1 mês, tive crise de asma á noite.Entao passei 1 mês sem dormir direito, depois perdi o paladar e olfato, durante 15 dias, tive sinusite, além da perda de apetite..Mas pouquissimas vezes tive azia. Vcs tiveram relatos de outros casos como o meu?

    ResponderExcluir
  2. Eu tbém tive sintomas quase iguais aos seus ana paula, o que muda é que não tive asma.

    ResponderExcluir