"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

NOVA CULTURA

Deputado alerta para mudança cultural no processo eleitoral: eleitores poderão fazer doações pela Internet

Foto: André Oliveira

Em pronunciamento na Câmara esta semana, o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) lembrou que a nova lei eleitoral (Lei 12.034/2009), que já vigora para as eleições deste ano, trará como novidade as doações, por pessoas físicas, por meio eletrônico (via Internet ou cartão de crédito). No entanto, o parlamentar alerta que ainda falta a regulamentação do tema pelo Tribunal Superior Eleitoral: “Torço para que o TSE possa regulamentar a contribuição on line, a contribuição de pessoas físicas, seja por depósito bancário, seja pela Internet, de qualquer lugar do Brasil, para os candidatos. Acredito que essa forma de contribuição possa ajudar a diminuir a influência do poder econômico (via pessoas jurídicas/empresas) no financiamento das campanhas, já que o Brasil ainda não adotou o financiamento público de campanha”, disse.

O deputado também entende que haverá uma mudança cultural nos processos eleitorais o que, no entanto, não acontecerá de imediato, já nessa eleição. Em sua avaliação, a mudança acontecerá aos poucos e, “no curso de uma década, poderá contribuir para que eleitor, ao invés de pedir sacos de cimento, tijolos, blocos, dentaduras, emprego, cadeiras de igreja, ajuda para bailes de formatura, possa contribuir com 20, 50 ou 100 reais para os candidatos de sua preferência, a exemplo do que ocorreu na campanha do presidente norte-americano Barack Obama”.

Sérgio Carneiro disse, ainda, que, com essa nova cultura “aí, sim, vamos purificar o sistema eleitoral brasileiro; vamos criar uma cumplicidade entre o eleitor e o eleito, e poderemos, quem sabe, diminuir, se não acabar, com esses escândalos políticos que têm origem na necessidade de os políticos buscarem, para além dos seus salários, formas de bancar esse clientelismo e esse pede-pede a que todos são submetidos na política brasileira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário