"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

UM PARLAMENTAR ATUANTE


Caixa reduz taxa de juros do FIES

Deputado Sérgio Barradas Carneiro reivindicou redução dos juros e agora, contratos do Programa de Financiamento Estudantil com taxa superior a 3,5% ao ano terão percentual reduzido a partir da próxima prestação.

Brasília, 04/02/2010 – A Caixa Econômica Federal, principal agente de execução de políticas públicas do governo federal, efetuará de forma imediata a redução da taxa de juros incidente sobre o saldo devedor dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) para 3,5% ao ano, autorizada pela Lei N° 12.202, de 14 de janeiro de 2010. Assim, todos os contratos com taxa superior a 3,5% ao ano terão seu percentual reduzido automaticamente, a partir da próxima emissão de prestação, não sendo necessário que o cliente compareça a qualquer agência da Caixa para ser beneficiado.

Atuação parlamentar – Em outubro do ano passado, o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) fez pronunciamento na Câmara criticando a elevada taxa de juros praticada nos contratos do FIES. Ele também cobrou da Caixa a redução de juros que agora se concretiza.

Balanço - Desde a criação, em 1999, o FIES beneficiou mais de 500 mil estudantes. Hoje, são mais de 480 mil contratos ativos, somando um investimento de R$ 5,5 bilhões e 1,5 mil instituições de ensino superior cadastradas.

O FIES atua em complementaridade ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e está alinhado com os “Objetivos do Milênio”, que visam à melhoria de uma série de indicadores socioeconômicos até 2015 e também com o Plano Plurianual – PPA 2004-2007, que objetiva, dentre outras diretrizes, a redução do desemprego e das disparidades regionais e o fortalecimento da cidadania.

Seleção - A classificação dos candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos, tendo prioridade, por exemplo, estudantes com bom desempenho acadêmico no ensino superior ou candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

A partir da nova lei, o FIES passa a ter um novo agente operador, gestor do programa e responsável pela sua normatização e operação junto as Instituições de Ensino Superior (IES) e agente financeiro. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) assume este papel, substituindo a Caixa em suas atribuições como agente operador. A Caixa passa a ser exclusivamente agente financeiro, cuja principal responsabilidade é o relacionamento com os estudantes.

Com informações da Caixa Econômica Federal

www.caixa.gov.br

Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)

Assessoria de Imprensa – DF/FSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário