"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

MARKETING DO OTIMISMO


Desafio para 2010 é fortalecer condições econômicas e sociais do País

Posted: 02 Feb 2010 06:29 AM PST

Em mensagem enviada ao Congresso Nacional por ocasião da abertura do ano do Poder Legislativo, o presidente Lula afirmou que o principal desafio para o ano de 2010 “é seguir trabalhando em conjunto para manter e fortalecer as condições econômicas e sociais que nos permitiram enfrentar as turbulências recentes no âmbito internacional. E que são fundamentais para que o ciclo de desenvolvimento dos últimos anos seja duradouro e sustentável”. O documento foi entregue pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e lido na abertura da 53ª Legislatura do Congresso Nacional.

No texto, o presidente Lula apresenta balanço do governo no ano de 2009:

O ano passado mostrou que fomos um dos países menos afetados pela crise financeira que eclodiu nas economias centrais, com reflexos em todo o mundo. Enquanto o desemprego e a estagnação econômica assolavam as nações do Norte, seguimos gerando emprego, fortalecendo nossa infraestrutura e nosso parque produtivo e – o que é mais importante – gerando renda e reduzindo o abismo social que separa os diversos segmentos de nossa população.

Segundo Lula, o enfrentamento da crise mobilizou o conjunto da sociedade:

Trabalhadores acreditaram na capacidade nacional de superar os obstáculos mais severos e continuaram a movimentar nosso comércio. Empresários voltaram rapidamente a investir, passado o susto inicial dos mercados. E o Governo agiu rápida e firmemente para remover os entraves à liquidez, à expansão do crédito, ao consumo e ao investimento.

O cenário atual indica que as condições macroeconômicas do País são saudáveis e apontam para a retomada dos níveis de crescimento, afirmou o presidente Lula na mensagem lida na abertura dos trabalhos do Congresso. As contas públicas, avaliou, estão equilibradas, a inflação está sob controle e as reservas internacionais se mantiveram em níveis elevados – ao final de 2009, atingiram US$ 239,0 bilhões, contra US$ 203,2 bilhões em dezembro de 2008.

O presidente Lula apresentou números que confirmam a solidez da economia, como as reservas cambiais, e os empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O texto dá destaque às conquistas dos Jogos Olímpicos 2016, a ampliação do Bolsa Família, o programa Minha Casa Minha Vida, a exploração de petróleo na camada Pré-sal e os investimentos para realização da Copa do Mundo 2014. O aumento dos postos de trabalho foi motivo de destaque no documento. O presidente também apresenta os avanços no setor da Educação. A participação do Brasil na reunião sobre mudança do clima, em Copenhague (Dinamarca) e a ação do governo no Haiti também foram destacadas na mensagem.

Fonte Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário