"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VALE A PENA COPIAR : PARAPLÉGICO DEU PRIMEIROS PASSOS DEPOIS DE TRANSPLANTE INÉDITO REALIZADO NA BAHIA

Nove anos depois de ter perdido todos os movimentos da cintura para baixo, na sequência da queda de um telhado, um polícia militar foi submetido a um transplante pioneiro de células estaminais, na Baía, e já deu os primeiros passos. VEJA O VÍDEO
10:49 Quarta feira, 26 de Out de 2011


"Eu dei um passo e senti-me estranho, porque depois de nove anos sem caminhar, perceber que eu estava a conseguir andar sobre as minhas próprias pernas... foi uma sensação muito boa", emociona-se Maurício Ribeiro.

O polícia militar brasileiro caiu de um telhado há nove anos e ficou, desde então, paraplégico. Há seis meses, foi submetido a um inovador transplante de células estaminais, culminar de cinco anos de investigação por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz, no laboratório do Hospital São Rafael, em Salvador da Baía.

Para o transplante, os médicos extrairam células estaminais mesenquimais - que têm a capacidade de transformar em osso, cartilagem, gordura ou tecido conectivo - do osso do quadril do próprio paciente e injectaram-nas diretamente no local onde a coluna foi atingida.

Dois meses depois da intervenção, Maurício Ribeiro já se equilibrava sobre as pernas e era capaz de pedalar nas sessões de fisioteraSe o militar vai poder voltar a andar normalmente ainda não se sabe, mas os médicos estão exultantes com os resultados. E Maurício Ribeiro também: "Para quem não tinha nenhuma perspetiva... eu hoje já tenho uma perspetiva de andar no andarilho, dar os primeiros passos, já é sinal de que alguma coisa está a acontecer e daqui para frente acho que só tende a melhorar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário