"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 15 de outubro de 2011

Gute Reise, Jose Ronaldo! Gott schütze dich!



Boa Viagem,José Ronaldo! Deus o proteja!

REALIZAÇÃO DE PRÉVIAS

Nada a estranhar se a Executiva Estadual fechar questão em relação à candidatura Zé Neto. A realização de prévias desgastaria sobremodo o partido de Wagner em Feira de Santana e evidenciaria de modo escancarado as fraturas originadas na Campanha 2008,quando o enfrentamento com o Candidato Ronaldista foi efetuado pelo atual suplente de Deputado Federal Sérgio Carneiro.O presidente petista, experiente e clarividente, calcula e teme o fragoroso desastre a que novos conflitos internos podem levar o Partido lulo-dilmista, da cobiçada Cidade Princesa com seus 350 mil eleitores.O petista terá chances matemáticas se conseguir unir o Partido a nível interno,numa velha e surrada lição de praxis política que preceitua que casa dividida é igual a derota eleitoral garantida.
O ex-adversário,Tarcísio Pimenta, agora é aliado e com chances reais de chegar em melhor posição que o petista, tendo em vista que tem as rédeas da máquina municipal.É preciso não esquecer que o atual Alcaide necessita, com urgência, fazer as pazes com a Casa da Cidadania e com uma dezena de edis que esperam o seu apoio. Não custa lembrar S.Francisco de Assis: " é dando que se recebe..." e para alcançar o paraíso da reeleição faz-se indispensável para muitos que com ele sonham, um empurrãozinho amigo,tradicional na atividade política e , via de regra,feito dentro dos quadros da legalidade. O petista e o atual Alcaide foram fragorosamente derrotados na partilha de influência junto aos edis, nesta fase de reordenamento partidário.Máquina municipal e máquina estadual não decidiram ou não foram usadas ou,pior, mal usadas, e não impediram que o "alemão" Zé do Pilão, abocanhasse a maior parte dos partidos e a maior fatia potencial de futuros apoios. Se ocorrer a tão propalada realização de prévias, novas fissuras virão e a fragilização dos adversários do liberal de direita Zé do Povo, discípulo de Aznar,ficarão escancaradas.

DIFICULDADES ELEITORAIS

Não há muita novidade ou originalidade nas declarações dos líderes petistas sôbre as dificuldades das Eleiçoes 2012 ,em Feira de Santana. Há longos invernos os grupos de esquerda da cidade carecem de líderes capazes de conduzí-los a vitórias eleitorais. É muito difícil substituir Francisco José Pinto e/ou Colbert Martins , líderes temperados na luta de massas, o primeiro deles com uma visão planetária admirável e invejável e que, de resto, esnobavam carisma. Hoje, temos deputados de esquerda que se elegem fora de Feira de Santana e que só conseguem abiscoitar uma modesta fatia de 8% do eleitorado local ainda que tenham à sua disposição milhares de empregos e o apoio irrestrito das máquinas municipais e estaduais. Não há como enfrentar o Zé do Pilão com uma esmagadora votação de 86% do eleitorado feirense em 2008,para o Senado ou 68%dos votos dos feirenses nas Eleições 2004. Até mesmo o seu desastroso candidato à Prefeito/2008, venceu, com seu apoio, no 1° Turno e atingiu 54% dos votos válidos. E é exatamente ele , o candidato que finge deixar-se manipular, que pode se converter na maior dor de cabeça petista. O Alcaide pedetista(já foi peemedebista, pefelista, petebista, socialista, demista, serrista, ronaldista e agora é dilmista), exatamente êle, disputará os votos do Bolsa Família, dos remédios de graça, das inaugurações parciais de futuras obras, das UPAs e dos PSFs, com o petista e poderá ultrapassá-lo na disputa por votos clientelo-assistencialista. Será uma disputa autofágica. Correligionários circunstanciais tem ,historicamente ,objetivos distintos.Táticas semelhantes ,objetivos distantes!.

ERROS DO CANDIDATO PETISTA
O petista errou quando evitou a carreira solo; errou quando não buscou construir um perfil gerencial capaz de ombrear com o perfil de inequívoca qualidade do Zé... do Pilão; errou quando permitiu, protegendo o Alcaide, a perpetuação do III° Mandato; errou quando não "inventou" uma administração com a chancela do Estado e do wagnerismo, descolada do Paço Municipal;errou quando não soube atrair apoios de partidos diversos; errou,portanto, na política de alianças, admitindo-se que o quadro atual de conexões partidárias permaneça intacto. Lembrar que o ex-prefeito trafegou com uma invejável liberdade por 11 Partidos, formou uma Bancada Independente de Vereadores e será seguido por mais de 300 candidatos a pleitear as cadeiras da Casa da Cidadania/2013. A única moeda de troca, que eu saiba, foi a perspectiva concreta de vitória nas Eleições Municipais /2012.Zé do Pilão voltará falando "danke,danke!" aos seus fiéis seguidores e melhor preparado para administrar , se considerarmos um aprendizado de qualidade nesta viagem que fará à Pátria de Mozart.
PERFIL DO FUTURO PREFEITO

Zé Ronaldo não bebe, não fuma, não diz palavrões de forma habitual,não levanta a voz para os seus correligionários, sabe convencer e é hábil e tolerante. Sessentão, exibe uma excepcional maturidade política. Tem o dom da política.Até mesmo os seus adversários de hoje já estão preparados para dialogar com êle , na hipótese de vitória.Respeitadas as diferenças físicas e a excepcional cultura política e geral, êle,Zé da Feira, me lembra o ex-governador Luís Viana Filho, pela capacidade de dialogar e compreender as idéias dos outros.José Ronaldo de Carvalho , "o fuhrer do bem", está talhado para o poder e vencerá em outubro de 2012!
Os sinais que vêm das ruas , das casas legislativas, dos cafés, dos bares, dos campos de futebol, das salas de cirurgia, dos corredores dos hospitais, apontam nesta direção.
TÁTICAS POSSÍVEIS
Só há uma solução teórico/prática: concentrar-se em Salvador, tentar vencer ACM Neto , tentar vencer as Eleições de 2014 e tentar conquistar Feira de Santana em 2016, se o "fuhrer" do Pilão estiver cansado de fazer política.Há indicativos, entretanto, que após a visita à Pátria de Konrad Adenauer, Karl Marx,Helmut Kohl, Goethe, Mozart, Beethoven e Ângela Merkel, o sereno e tranquilo "vovô do Pilão"voltará mais disposto e melhor preparado para o bom e democrático combate das Eleições 2012 na sua amada Feira de Santana.


NÃO FALO OU ESCREVO A LÍNGUA DE ADENAUER. ESTUDEI, POR 6 MESES, EM CARÁTER INTENSIVO NO ICBA E HABITUEI-ME AOS SONS DA LÍNGUA E CONSIGO DIFERENCIÁ-LA DO ARAMÁICO. ENTENDO MUITO MAIS JAVANÊS QUE ALEMÃO E DESCOBRI O TRADUTOR GOOGLE. ACREDITO QUE JOSÉ RONALDO ESTÁ EVOLUINDO E HOJE,POSSO CHAMÁ-LO DE LIBERAL DEMOCRATA.

OLDECIR MARQUES/PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário