"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 16 de outubro de 2011

"SORRISO DE AVÓ É TERNURA E ESPERANÇA!"-Lara Rezende

O sorriso da avó



Em um dos textos que publiquei aqui, revivi uma parteira que anunciava seus serviços em jornal da cidade mineira de São João Del Rei, lá por meados do século XIV. O anúncio informava que a mulher era 'credenciada pela prática de Maternidade da Santa Casa de Misericórdia e atendia chamados a qualquer hora', cobrando para os pobres 'qualquer preço'.

Avizinhando-se um parto, é inevitável considerar, do berço para fora, mais as lágrimas do que os sorrisos. O escritor Carlos Trigueiro, em seu excelente Libido aos pedaços (Editora Record, 2011), leva seu personagem Otávio a reconhecer que a condição humana tende à tragédia. Não é pessimismo, nem exagero. Talvez carreguem consigo menos desencantos os que sequer suspeitem do nosso 'pathos predatório da animalidade'.

Há conquistas, oportunidades, vitórias, realizações, sonhos por acontecer. Há e haverá esperança sempre. Mas a cada dia parece tomar corpo a impressão de que o calendário fica mais cinzento. Nos tempos da parteira de São João Del Rei, o horizonte era mais perto e a fé, maior. A palavra valia ouro. Quem desembarcasse no mundo não só trazia consigo esperanças e sorrisos, como era acolhido em ambiente menos devastado, por peregrinos de garras menos afiadas contra tudo e contra todos.

Tudo muda. Viver é renovar e renovar-se. Hoje, a qualquer preço se defendem os próprios interesses. Mesmo que para isto não raro se ponham em risco e até se percam vidas. Aquela parteira que nos desculpe, mas além de ingênua, era despreparada para nossos avanços e nossas grandes 'sacadas'. Aperfeiçoamo-nos – eis aí. Exemplo? A TV nos revela estudo da Organização Transparência Brasil, dando conta de que o minuto trabalhado pelo parlamentar brasileiro custa 11 mil 545 reais. Quanto custa anualmente um Deputado Federal ao contribuinte? Seis milhões de reais.

A torcida é para que os tempos reservem a todos - especialmente a quem vai chegar - tantos sorrisos verdadeiros e inesquecíveis quanto possível. E uma balança de encantos e desencantos magistralmente equilibrada.

Se sorriso de mãe é ternura, o de avó vai além: é sabedoria e esperança.
EDUARDO LARA REZENDE(pretextos.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário