"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA E SEMANA DA ÁGUA


Exposição da Embasa marca a Semana da Água

O evento acontece no Shopping Boulevard e vai até o dia 27

 

Foi aberta ontem (22), no Shopping Boulevard, a Semana da Água, exposição que mostra o caminho da água potável até chegar à casa do consumidor e o tratamento realizado pela Embasa para que a água seja adequada para consumo humano.

Durante a abertura, o gerente regional da Embasa, Onias Neto, destacou as realizações da empresa em Feira de Santana. "Estamos levando mais água para a zona rural e ampliando a cobertura de esgotamento sanitário na cidade, o que significa mais saúde para todos. É por isso que nós, feirenses, podemos comemorar o Dia Mundial da Água", ressaltou.

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, elogiou a iniciativa. "Esse é um momento oportuno de fazer com que a população compreenda a complexidade do trabalho que é realizado pela Embasa até que a água chegue nas casas das pessoas. O evento está de parabéns", avaliou. Já o presidente do movimento SOS Rio Paraguaçu, Carlos Romero Carvalho, lembrou da importância de esclarecer as pessoas sobre o consumo consciente e a preservação da água doce do planeta.

A abertura da Semana da Água foi abrilhantada pela presença do Coral Água Viva, formado por funcionários da Embasa. Canções como Sobradinho, de Sá e Guarabyra e Vamos Fugir, de Gilberto Gil fizeram parte do repertório que encantou os visitantes. O coral Água Viva é regido pelo maestro Alcides Lisboa e possui um longo currículo de apresentações em festivais e mostras regionais e nacionais de corais de empresa.

Exposição

– Até o dia 27 de março os visitantes do Shopping Boulevard terão a oportunidade de visualizar o ciclo da água distribuída pela Embasa, desde a captação em rios e barragens, passando pelo consumo nos imóveis, até a disposição final das águas servidas no meio ambiente. O espaço montado na praça central do shopping expõe equipamentos que simulam o tratamento da água, além de informações sobre consumo consciente.

Há, ainda, um espaço interativo onde o visitante pode ganhar brindes, participando de jogos eletrônicos. As visitas são acompanhadas por técnicos da empresa, que explicam o funcionamento de cada item exposto

OPINIÃO

Não pude comparecer ao evento, entretanto,estive hoje a filmar e a conversar com funcionários da estatal da água potável, a Embasa.Gostei do que vi. Está longe de ser um evento de grande e notável proporção, como Feira de Santana merece. Contudo, creio estar alcançando seus objetivos.

Funcionários jovens, na sua esmagadora maioria, o que demonstra que a velha guarda do sindicalismo baiano, eu gostaria de chamá-los de socialistas, está preocupada com renovação de quadros. Gerentes jovens, bem falantes, bons comunicadores e em perfeita interação com a população.De certo modo, convincentes.O exacerbado senso de hierarquia deixa-os um pouco tímidos ou temerosos ou cuidadosos, mas quando o "gerentão" chega , soltam o verbo e atendem o povo com educação e notável galhardia.O material de marketing é bom. Deveriam exibir filmes e estimular a presença de jovens estudantes secundaristas. "O Gerentão " está longe do modelo waldirista com os quais convivi na Tsyla Balbino, exemplo perfeito e acabado do decadente modelo Leste Europeu. É passado e não deve voltar! Dos assessores aos chefes, parecem estar numa cruzada a pregar boas novas e isto deixou-me cheio de esperanças. É indispensável renovar pessoas e métodos e o Governo Wagner parece ter compreendido isto.

Os importantes temas da água, da sua escassez, dos seus custos de produção, da recuperação das matas ciliares e da preservação dos mananciais de água doce , estão sendo tratados de forma sóbria e com um envolvimento empolgante. Estão todos de parabéns! Espero que no próximo 22 de março de 2012, o Governo Democrático da Bahia realize um evento de maior amplitude.Filmes, palestras com especialistas, convites a professores de Universidades de outros Estados e até uma MAQUETTE que reproduza , como um autorama, uma Estação de Tratamento real. Como nos faz falta um Grande Centro de Convenções! Eu confio e espero!

Feira de Santana e os seus 600 mil habitantes, merecem!

OLDECIR MARQUES, MÉDICO E BLOGUEIRO AMADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário