"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 31 de março de 2011

GRAÇA PESSOA DISCURSA COMO OS PARLAMENTARES PROGRESSISTAS E PEDE AMPLIAÇÃO DOS LEITOS DE NEONATOLOGIA E OBSTETRÍCIA

“O Sistema Único de Saúde (SUS) deve estar capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a população feminina através do controle das patologias mais prevalentes nesse grupo, garantindo o direito à saúde”, revelou a deputada Graça Pimenta.

Depois a parlamentar destacou que em 1984 o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, “porém a realidade é diferente do que preconiza a lei, e do que as metas preveem”.

Um fator citado pela deputada Graça Pimenta foi o número insuficiente de leitos para casos de alta complexidade nas maternidades. “A Bahia tem 417 municípios, cerca de 15 milhões de habitantes e apenas 205 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal”, revelou a parlamentar.

Na finalização do pronunciamento, a deputada Graça Pimenta solicitou “que todo o esforço da União e do Estado, e também dos municípios, se torne prioridade para que o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher vá efetivamente ao encontro das reais necessidades da população feminina”.

FONTE: ASSESSORIA DA PARLAMENTAR


COMENTÁRIOS: SUPERLOTAÇÃO


Gostei, de verdade, Ilustre Deputada , de sabê-la envolvida na luta por mais vagas e mais leitos de Obstetrícia e Neonatologia. Trata-se de uma necessidade premente. Dos 205 leitos de UTI Neonatal da Bahia, cerca de 8-10% encontram-se no Hospital Inácia Pinto, o Hospital da Mulher.Estamos diante de um fato novo: a Presidenta Dilma, PT, que tem no seu Partido , O PR, um parceiro de Governo,acaba de lançar o Programa Rede Cegonha. Serão R$9 bilhões a serem aplicados até 2014 em Assistência Obstétrica e Neonatal, em todo o País. Sugiro-lhe que se prepare para discutir este tema ,à exaustão, nos próximos anos e peço-lhe que eleja o Hospital Inácia como modelo de atuação.

Todos os dias enfrentamos o problema da superlotação. Os nossos leitos de obstetrícia já não atendem a demanda. Somos um Hospital terciário e realizamos um número elevado de cesareanas em decorrência de pactuações com cidades da microrregião que drenam, para o Hospital da Mulher, boa parte dos seus problemas. Admitimos ser necessário. Precisamos desenvolver um trabalho de Ampliação da Unidade de Neonatologia . Já dispomos, graças ao Governo Lula, de um excelente aporte de Tecnologia que poderá melhorar, e muito, a assistência neste campo. O vídeo, disponho de centenas deles, dá uma demonstração objetiva, concreta, do problema. Voltaremos a estudar o tema Superlotação, com riqueza de detalhes. Fica aqui a minha satisfação pessoal de tê-la na luta. OLDECIR MARQUES


Nenhum comentário:

Postar um comentário