"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 1 de março de 2011

PORTAL DO VEREADOR

Empresas podem ser obrigadas a reservar 5% de seus postos de trabalho para idosos em Feira de Santana

Pode passar a ser uma obrigatoriedade, em Feira de Santana, a reserva para contratação de 5% de idosos da mão-de-obra nas empresas instaladas no Município. É o que propõe um projeto de lei de autoria do vereador Angelo Almeida, em tramitação na Câmara e aprovado na sessão desta terça-feira (1°) em primeira votação. A segunda discussão deve acontecer nos próximos dias.

De acordo com a proposta, as empresas instaladas ou que venham a operar no Município que possuam no mínimo 20 funcionários, estarão obrigadas a destinar 5% da sua mão-de-obra para contratação de idosos (homens e mulheres com idade a partir de 60 anos).

O autor do projeto, Angelo Almeida, disse que a Câmara deve dar sua contribuição para que novas políticas públicas possam favorecer a população da terceira idade. Observou que em outros países, como os Estados Unidos, há um grande aproveitamento de idosos no mercado de trabalho.

O vereador Marialvo Barreto cumprimentou o seu colega do Partido dos Trabalhadores pela proposta. “É um projeto importante, que proporciona aos idosos um benefício que vai facilitar a sua inclusão no mercado de trabalho. Infelizmente, milhares de idosos, mesmo aposentados, necessitam de trabalhar para complementar o orçamento”.

O vereador Justiniano França afirmou que as pessoas com idade a partir dos 60 anos representam uma mão-de-obra qualificada e experiente para o mercado. “O projeto vai determinar às empresas que se preparem. Os governos devem atentar-se para o crescimento da população de idosos em situação economicamente ativa. As pessoas da terceira idade estão cada vez mais produtivas”.

A qualidade com que as pessoas vivem, hoje, proporciona uma maior expectativa de vida, diz o vereador Maurício Carvalho. “A experiência é um requisito que conta muito”, declarou ele, ao cumprimentar o colega, autor da proposta.

ASCOM/PONDÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário