"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LAGOS DE GUARAJUBA


Estes lagos situam-se no território da Área de Proteção Ambiental Lagos de Guarajuba. Este belíssimo lago ,motivo desta foto,está próximo a um importante e também muito bonito e valorizado Condomínio Paraíso dos Lagos. Não percebí agressão à Natureza. Pude observar,à primeira vista, limpeza, organização, preservação ambiental. Parece-me que, neste caso , está ocorrendo uma boa parceria Instituições Públicas/ Iniciativa Privada.

A APA-Lagoas de Guarajuba,constitui uma das áreas úmidas mais significativas do Litoral Norte do Estado da Bahia, devido ao desempenho de importantes funções ambientais tais como: funciona como tampões hidrológicos para reservatório subterrâneos, além de mitigar os efeitos da poluição do ar e da água; e serve de abrigo e reprodução para aves migratórias, jacarés e sucuris, entre outras espécies.

Localização e área

Com uma área de 230 ha, a APA está localizada no município de Camaçari – BA, compreendendo a localidade denominada de “Lagoas de Guarajuba” e toda porção de terreno situada entre a BA-099 / Estrada do Coco e a Plataforma Continental interna, tendo como limite a Noroeste o Rio Pojuca e a Sudoeste o Rio Jacuípe.

Atributos Naturais

Caracteriza-se por uma seqüência de ecossistemas de áreas úmidas associadas, onde estão inseridos pântanos, manguezais, brejos e lagoas de água doce que constituem a Lagoa de Guarajuba-Velado e ocupam o fundo dos vales aluviais.
Também merece destaque a faixa litorânea, incluindo as áreas de desova de tartaruga marinha até a zona de plataforma interna delineada por recifes coralíneos.
Como de praxe também ocorrem problemas e reservaremos um capítulo especial para estes temas.




Fonte:SEMA-Secretaria do Meio Ambiente/Bahia
Fotos e Vídeos:Saúde e Cidadania


Nenhum comentário:

Postar um comentário