"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 8 de janeiro de 2012

"DOUTOR, O REMÉDIO É LUTAR!"

 Nascido no município de Dom Basílio, José Caires Meira, passou a sua infância e adolescência em Livramento de Nossa Senhora do Brumado, cidade com a qual mantinha forte vínculo afetivo.
Após terminar o estudo secundário, mudou-se para Salvador, onde trabalhou como fotógrafo na Secretaria de Comunicação do governo Roberto Santos. Neste período já despontava o seu lado militante ao atuar em defesa dos estudantes na residência estudantil do município de Livramento e nos cursos pré-vestibular.
Em 1979 passou no vestibular para medicina na Escola Baiana da Medicina. Durante o curso ingressou no PC do B quando este ainda era clandestino, passando a participar ativamente no movimento estudantil e na luta pelo fim da ditadura militar.
Já como médico foi um dos fundadores da União da Juventude Socialista, onde se destacou como um de seus principais dirigentes.
No início dos anos 90, ingressou no Sindicato dos Médicos da Bahia, atuando como diretor, secretário geral e vice-presidente até tomar posse como presidente em 2007 e se reeleger em 2010.

Durante a sua gestão, o Sindimed cresceu em estrutura com a implementação da Assessoria Jurídica e Contábil, ampliação dos convênios do Cartão de Vantagens e aquisição da sede própria. No movimento médico, o sindicato atuou em várias frentes, como na luta pela realização e concretização do Concurso para médicos do Estado, paralisação dos planos de saúde para implantação da CHBPM, aprovação do PCCV dos médicos da SESAB pelo qual ele lutou pela sua correta implantação até os últimos dias de sua vida.

De tudo isto, o seu legado mais importante é o exemplo de perseverança e luta pelo que acreditava e julgava correto, sintetizado no lema com o qual terminava as suas intervenções:


"Doutor, o remédio é lutar!"


FONTE: SINDIMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário