"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 21 de janeiro de 2012

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA SOLAR

Localizado no Golfo de Ajaccio, a plataforma de armazenamento, chamado Myrtle, foi apresentado segunda-feira. Créditos das fotos:DR
A eletricidade é armazenada na forma de hidrogênio para atender a demanda quando o sol não brilha.
A poucos quilômetros de Ajaccio, no mato ao pé das colinas selvagens e vista para o Mar Mediterrâneo, encontra-se uma instalação de armazenamento da energia solar que  é única na Europa.
Depois de um pouco mais de dois anos e meio de trabalho, um grande número de painéis fotovoltaicos foi acoplado com uma produção inovadora e armazenamento de hidrogênio que pode compensar a intermitência inevitável ligada à produção de electricidade a partir do sol em escala piloto.

Produção intermitente

Esta plataforma chamada Myrte foi inaugurada segunda-feira pela Universidade da Córsega e seus parceiros,a Industrial Helion, filial da Areva especialisada nas tecnologias de hidrogênio, e o Comissariado de Energia Atômica. Ela dispõe de um orçamento de $21 milhões de euros,com financiamentos regionais,nacionais e europeus. 


Para regiões insulares não ligadas a grandes redes elétricas como a Corse, a intermitência da produção de eletricidade fornecida pelas energias renováveis, quer seja solar, quer eólica,é um dos principais freios à sua implantação em grande escala. 

«Contrariamente ao que se passa no continente,onde as energias renováveis são enviadas diretamente para a rede elétrica, que é bem dimensionada para compensar , em parte,as fortes variações de produção, nas ilhas, as redes elétricas são muito pequenas para suportar os cortes brutais de uma produção irregular, ezplica Phillipe Pogi, pesquisador da Universidade da Córsega, que dirige o programa.


"Absolutamente limpo"
Os  3700 m2  de painéis solares localizados no site tem uma potência máxima de 560 quilowatts de eletricidade e tecnologia  bastante comuns no mercado fotovoltaico.
A parte verdadeiramente inovadora do projeto está por trás dos painéis, em um prédio pequeno e discreto. Este é o lugar onde estão as ferramentas fornecidas pelo Helion, um dos quais produz hidrogênio a partir de energia solar, enquanto outro recombina com o oxigênio em uma célula de combustível para produzir  eletricidade.Hidrogênio e oxigênio são armazenados em grandes tanques pressurizados brancos a 35 bares. A produção de gás é feito por eletrólise da água por simples passagem de uma corrente elétrica  que a cinde em seus dois componentes básicos, o hidrogênio (H2) e oxigênio (O2).Estes dois gases são armazenados com segurança enquanto espera para ser reutilizado para produzir água por um processo inverso.
"Este método tem a imensa vantagem de ser absolutamente limpo e, ao contrário das baterias, não requer nenhum elemento poluente a ser produzido, como o cádmio ou de lítio, por exemplo", diz Jérôme Gosset, CEO da Helion.

Rendimentos são, no entanto, um pouco menores do que com as baterias químicas, da ordem de 35% a 45% da cadeia de hidrogênio . Muito compactas, as quatro células de combustível já estão instaladas em um grande armário de dois metros de altura e produzem um total de 100 quilowatts de eletricidade. Esta capacidade será dobrada nos próximos meses com a instalação de um bloco  inovador, que combinará em um só local a produção de hidrogênio e eletricidade.

"Com este sistema poderemos, por exemplo, produzir hidrogênio com o sol durante a tarde, quando a demanda de eletricidade é menor, antes de operar células de combustível à noite, para retornar a níveis de corrente sobre  a rede durante o pico diário de consumo ", diz Philippe Poggi.
LINK:http://www.lefigaro.fr/sciences/2012/01/10/01008-20120110ARTFIG00418-stockage-de-l-energie-solaire-la-corse-innove.php
AUTOR:CYRILLE VANLERBERGHE
FONTE:LE FIGARO.FR

Nenhum comentário:

Postar um comentário