"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A FACE SOMBRIA DA INFORMAÇÃO

Vereadores de oposição são alvo de notas distorcidas na imprensa através de mensagens via email

A imprensa de Feira de Santana está recebendo, nos últimos meses, notícias distorcidas encaminhadas por email, em geral para prejudicar a imagem de vereadores de oposição ao Governo Municipal. A denúncia está sendo feita pelo vereador Roberto Tourinho.

Em discurso na sessão de hoje (13) da Câmara, ele disse que foi criado um email com o nome "Notícias Baianas", através do qual estão sendo distribuídas notas de cunho político em que o autor modifica o conteúdo original dos temas tratados com o objetivo de macular o nome de vereadores que não concordam com a atual administração municipal.

"Faço um alerta aos meios de comunicação, que estão recebendo essas notas jornalísticas com fatos invertidos", disse o vereador, que também é jornalista e advogado. Uma dessas mensagens, relatou, tenta colocá-lo contra o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto. A nota, sobre um pronunciamento do vereador em referência ao concurso público que a Prefeitura realizará, informa que ele estaria atacando a credibilidade da instituição de ensino.

O conteúdo original, postado no site oficial da Casa da Cidadania, diz exatamente o contrário. Tourinho, na verdade, afirma que a UEFS transmite credibilidade ao concurso. Em outro texto, o responsável (ou responsáveis) pelo "Notícias Baianas" diz que o vereador "recrimina disponibilidade de ônibus escolares para zona rural". Na verdade, Tourinho havia denunciado que ônibus escolares estavam há meses sem uso, em garagens da Prefeitura.

O vereador lamenta que alguns jornalistas estejam aproveitando esse tipo de material. "Não é este o papel da imprensa séria de Feira de Santana. Tem gente distorcendo fatos, criando email como se fosse site de notícias e alimentando os veículos". O vereador Angelo Almeida também condenou a prática: "é jogo sujo".

A mesma fonte, "Notícias Baianas", distribuiu para a imprensa uma nota que diz que o prefeito Tarcízio Pimenta "é festejado no Campo Limpo". Para Tourinho, estão bem claras as intenções. "Distorcem declarações da oposição, para tentar nos prejudicar junto à opinião pública e, ao mesmo tempo, buscam promover a imagem do prefeito com informações igualmente falsas, mas de caráter positivo".

FONTE: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário