"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOVAS APLICAÇÕES PARA A TOXINA BOTULÍNICA


A TOXINA BOTULÍNICA PODE SER UTILIZADA PARA TRATAR MALES DA PRÓSTATA

Par figaro icon Nathalie Szapiro-Manoukian, - le 15/12/2011
INFOGRÁFICO- Tempos atrás,ela matou. Hoje, a toxina botulínica ameniza a vida de milhares de pessoas, e as pesquisas sobre suas aplicações são muito promissoras.

Nada faria prever o uso terapêutico da toxina botulínica! De fato esta toxina produzida por uma bactéria, fez-se evidente sobretudo por sua capacidade de provocar intoxicações graves levando,inclusive à morte, aquele que consumisse um alimento estragado e mal conservado no qual o Clostridium se desenvolvesse . Sua toxina liberada provocava então fortes dores digestivas e as vezes uma paralisia respiratória que promovia todo os agravos clínicos... e despertava vivo interesse. Hoje ela é empregada para tratar numerosas patologias que estão surgindo, como para o controle da bexiga, certas cefaléias crônicas ou adenoma de próstata.

"Bloqueando as terminações nervosas em sua junção com o músculo(placa motora), a toxina botulínica faz o papel de um poderoso miorelaxante local, no nível do sítio de injeção intramuscular.Ela vem sendo estudada há mais de vinte anos por suas ações sobre os músculos e nisto reside o seu leque de indicações. Neurologistas, oftalmologistas, dermatologistas e ,mais recentemente, urologistas tem ,assim, recorrido a ela regularmente" diz o Dr Laurent Benzacken, chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Robert Ballanger.

Incontinência Urinária

A mais recente utilização desta toxina na hiperatividade vesical neurológica das pessoas atingidas por esclerose multipla e por aquelas com lesões medulares,data de setembro de 2011, confirma o Dr Marion Simonetta Moreau, neurologista.Como o controle da bexiga pelo cérebro está comprometido nestas pessoas- os músculos da bexiga se contraem durante a fase de enchimento,quando deveriam relaxar- o que provoca problemas de incontinência urinária e infecções de repetição. Havendo a condição que o paciente seja capaz de sondar-se e após avaliações multidisciplinares(Urologista,Neurologista e Fisioterapeuta), a toxina botulínica pode ser utilizada para controlar o musculo hiperativo. O procedimento resume-se a uma cirurgia ambulatorial que reduz a hiperatividade da bexiga e a mantém relaxada graças a um determinado número de injeções no músculo da bexiga ,o detrusor.Este último torna-se, então, inativo. Assim, bastam sondagens regulares para esvaziá-la e o problema é parcialmente resolvido, considerando que a ação da toxina é limitada no tempo.

Recentemente, na Grã-Bretanha (mas não na França), a toxina botulínica tem sido autorizada para comercialização como um tratamento básico de enxaqueca crônica. O público alvo são os pacientes que os pacientes que se queixam de dores de cabeça por mais de duas semanas /mês, pelo menos oito meses por ano. A toxina botulínica reduziria o número de dias por mês de sofrimento clínico...

Última indicação que poderia finalmente ser dada nos próximos meses, desde que os estudos mais recentes confirmem os bons resultados obtidos até o momento: o adenoma de próstata . A toxina botulínica tem sido objecto de uma avaliação efectuada por centros de urologia na França.Como esta condição se reflete, entre outros, aumentando o número e a contração das células musculares lisas da próstata, causando incontinência , e que a toxina botulínica pode bloquear essas fibras, a sua indicação poderia envolver os homens que se queixam do tratamento médico e / ou inoperáveis. Vantagem: O tratamento é simples de implementar, uma vez que é suficiente injetar a toxina ( sob anestésia local) através do reto e até a próstata para alcançar os músculos.

As pesquisas estão voltadas, enfim, para características estruturais da toxina botulínica. Ela age precisamente na junção neuromuscular e é formada " por duas cadeias : uma cadeia leve, que é o princípio ativo e uma cadeia pesada, que faz o papel de vetor para transportar o princípio ativo à junção neuromuscular. Várias equipes de cientistas estudam esta cadeia pesada com a esperança de que possa ser utilisida um dia como vetor para transportar outros princípios ativos. Assim, abrir-se-ia um novo e vasto campo de aplicações terapêuticas.

TRADUÇÃO : INTERFACE GOOGLE/OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário