"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 18 de dezembro de 2011

MORRE CESÁRIA ÉVORA, A DIVA DE PÉS DESCALÇOS

 A cantora e compositora cabo-verdiana, Cesária Évora, morreu neste sábado (17), aos 70 anos no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, capital do seu país. "A diva dos pés descalços, como era conhecida, estava doente já vários meses e tinha já terminado a carreira, a 23 de setembro de 2011. Ela deu entrada , na sexta-feira, onde esteve internada nos serviços de cuidados intensivos "com um quadro muito complexo, alternando lucidez e inconsciência”.
Césaria era um dos maiores nomes da música contemporânea na África, tendo o status de diva, assim como cantoras como Billie Holiday e Edith Piaff. Foi ela quem ajudou a popularizar a "morna", ritmo popular cabo-verdiano, o do mesmo modo que o tango é para a  Argentina, a rumba para Cuba e o samba para o Brasil. Césaria tornou-se estrela internacional aos  aos 47 anos de idade quando começou a fazer sucesso no circuito da música mundial.
A última vez que esteve no Brasil foi em 2005, na cidade de Salvador, durante o encontro 1º Festival África-Brasil  organizado pelo Governo Federal. Em 2004 a cantora havia conquistado um prêmio Grammy com  seu disco "Voz D´Amo", considerado o melhor álbum de world music contemporânea daquele ano. 




Redação, Correio Nagô
Com informações do Jornal A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário