O número de casos de meningite registrados na Bahia em 2011 preocupa a deputada estadual Graça Pimenta (PR). Até o final de novembro, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram 1.670 casos com 108 óbitos. Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a parlamentar reforça o alerta à população.
“A meningite pode ser provocada por vírus, bactérias e micro-organismos. As transmissões ocorrem de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias. Por isso, todo cuidado é pouco! É preciso que todas as medidas sejam tomadas para evitar que o surto da doença no Estado aumente e novos casos sejam registrados. A vacina é a melhor forma de prevenção”, declara a parlamentar.
A meningite tipo C é a forma mais grave da doença, que pode ser de origem viral ou bacteriana, e acometer indivíduos de qualquer idade. A doença ocasiona inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal e os principais sintomas são febre, dor de cabeça, vômito e dor na nuca.
Fonte: Assessoria da Deputada Graça
Nenhum comentário:
Postar um comentário