"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

REDE CEGONHA INVESTE EM PREVENÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

Medida Provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada hoje (27) no Diário Oficial da União cria um sistema de monitoramento universal das gestantes para a prevenção da mortalidade materna no país. Garante, ainda, auxílio financeiro para o deslocamento destas mulheres às consultas pré-natal e à unidade de saúde onde será realizado o parto. Os benefícios estão inseridos na estratégia Rede Cegonha, lançada no início do ano pela presidenta com o objetivo de ampliar, qualificar e humanizar a assistência oferecida às gestantes e aos bebês nas unidades do Sistema Único de Saúde.
MP 557 determina, ainda, que todo estabelecimento de saúde que realize acompanhamento pré-natal e preste assistência ao parto e ao pós-parto crie uma comissão de cadastro, vigilância e acompanhamento das gestantes de risco. Essas comissões serão responsáveis por manter atualizadas as informações cadastrais de todas as gestantes atendidas pela referida unidade de saúde.


COMENTÁRIO
Destaca-se nesta excelente medida o Art.10 que autoriza a União a conceder benefício financeiro de até R$50,00 para gestantes de risco,para fazer frente a deslocamentos. É uma espécie de Vale -Transporte para gestantes de risco(Oldecir)

O problema para milhares de Hospitais espalhados pelo território nacional será conciliar a inexistência de serviços de pré-natal com os pré-requisitos do Rede Cegonha. O Governo Federal vincula o repasse destes recursos para as Instituições que dão assistência Pré-Natal.
Infelizmente, desde o ano de 2007-ainda no Governo José Ronaldo- o Serviço de Pré-Natal do Hospital Inácia Pinto dos Santos foi literalmente liquidado para ajustar-se aos interesses das Cooperativas e , embora exista Contrato prevendo a assistência pré-natal neste nosocômio, ela não é efetivamente realizada e o atual Governo nada fez ,até o presente momento, para reorganizar um Serviço de Pré-Natal no Hospital Inácia Pinto.

Como o Hospital Inácia Pinto criará um  Cadastro de Gestantes de Alto Risco?
O atendimento às Gestantes de Alto Risco é realizado nesta Instituição Pública desde a sua fundação. 

Como ter acesso, de forma legal e dentro do epírito da MP557, aos recursos federais disponibilizados pelo Governo Dilma?

Porque o atual Governo não cria um forte e dinâmico Serviço de Pré-Natal no Hospital Inácia Pinto, o Hospital da Mulher?
OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário