"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SISTEMA DE SAÚDE CAÓTICO CRUCIFICA MAIS UM PORTADOR DE CARDIOPATIA CONGÊNITA

Morre criança com cardiopatia congênita que aguardava transferência do HGCA para unidade especializada

Todo o esforço da mãe, a dona de casa Cristina Rodrigues Bastos, foi em vão. Faleceu no Hospital Geral Clériston Andrade a pequena Rosileide Bastos dos Santos, que nasceu no final do mês de novembro com diagnóstico de cardiopatia congênita e aguardava por uma transferência para uma unidade especializada onde pudesse ser submetida a uma cirurgia. A notícia foi dada, com muito pesar, pelo vereador Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha, em pronunciamento nesta quarta-feira, durante a sessão da Câmara Municipal.

Lulinha vinha acompanhando o drama da criança e dando apoio à família. "Eu não conhecia a senhora Cristina. Ouvi seu desespero em uma entrevista em um programa de rádio e, como homem público que conhece essas dificuldades no atendimento à saúde em Feira de Santana, passei a lutar, com a família, para que a recém-nascida conseguisse sobreviver", disse o vereador.

No entanto, o bebê acabou não resistindo a tanto tempo de espera. O diagnóstico médico recomendando sua transferência em regime de urgência para uma unidade especializada em cirurgia cardíaca infantil foi feito no dia 2 de dezembro, quatro dias depois do nascimento da criança. Desde então a família iniciou a sua via crucis em busca de conseguir a remoção.

A direção do Hospital Geral Clériston Andrade informa que fez o cadastro da criança no Sistema de Regulação do Governo do Estado e até em nível nacional, mas não foi disponibilizada uma vaga. A família decidiu recorrer ao Ministério Público Federal na esperança de que o órgão ingressasse com uma ação na Justiça obrigando o Estado a providenciar o tratamento, mas não houve tempo.

Para o vereador Luiz Augusto, os responsáveis pelo fato são os gestores da saúde pública em Feira de Santana. "Alguém no hospital disse que a mãe procurou o Ministério Público muito tarde, mas a única que não tem culpa nessa tragédia é a dona Cristina. Dias depois de ser submetida a um parto cesariana, ela passou por cima do resguardo e foi à luta para tentar salvar a vida da filha", afirma. O sepultamento da criança acontece hoje, às 15 horas, no Cemitério São Jorge.

FONTE:ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário