"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

METÁSTASES: NOVAS PERSPECTIVAS



METÁSTASES : UMA PROTEÍNA CRIA NOVAS ESPERANÇAS

Par figaro icon Tristan Vey - le 09/12/2011
A periostina "dispara" o crescimento dos tumores secundários. Um anticorpo testado "in-vitro" bloqueia sua ação e abre novas possibilidades de tratamento preventivo.

As metástases são a principal causa de morte por câncer. Êstes tumores secundários , que podem aparecer em todos os orgãos, surgem após migração de certas células do tumor primário.Apesar de sua importância fundamental, os mecanismos que os originam tem sido estudados ha algumas dezenas de anos com alguns resultados animadores.Em um artigo publicado na revista científica Nature(Dans un article paru jeudi dansNature) , pesquisadores suiços do Instituto Suiço de Pesquisas Experimentais sôbre o Câncer (ISREC) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne(EPFL), identificaram uma proteína que exerce um papel chave no processo:a periostina.

" Sua presença nos tecidos dispara um sinal que indica às células cancerosas que podem instalar-se num determinado orgão e reproduzir-se". Segundo Patrick Mehlen e Léon Bérard, pesquisadores em Lyon, "trata-se de um avanço importante na compreensão da colonização metastática dos tecidos sãos"

Sabe-se que grande quantidade de células cancerosas migram pelo sangue(via hematogênica) mas que muito poucas conseguem implantar-se. Discutia-se que só as células tronco-cancerosas seriam capazes de fixar-se e produzir tumores metastáticos.Agora, os pesquisadores sabem porque estas "rainhas" do câncer não se implantam sistematicamente.

Tratamentos preventivos estão lutando para chegar à fase clínica

Pesquisadores suíços têm trabalhado em camundongos com uma forma agressiva de câncer de mama capazes de produzir metástases em humanos de forma rápida ,para os pulmões. Eles mostraram que o número de metástases é severamente limitada - até cinco vezes menos tumores - em camundongos com deficiência de periostina. Os pesquisadores também descobriram um anticorpo que se liga à proteína e inibe as suas propriedades. Na presença dessa molécula, as células-tronco cancerosas não podem mais se reproduzir com eficiência in vitro. A equipe suíça está agora tentando comprovar a eficácia e a ausência de toxicidade da molécula em animais.

Desenvolver uma terapia preventiva capaz de impedir a aparição de metástase no homem seria um formidável avanço.Se a teoria mostra-se atraente, a colocação na prática pode ser, infelizmente, um pouco difícil. "Os ensaios clínicos de medicamentos contra o câncer são realizados, na maioria das vezes, em pessoas em fase terminal " diz Patrick Mehlen. "Ora, para demonstrar a eficácia de um tratamento preventivo, seria necessário trabalhar com pacientes na fase inicial da doença ,mas, infelizmente, muitas pesquisas similares não chegam ao estágio clínico por esta simples razão",relembra.

FONTE:LE FIGARO.FR

TRADUZIDO PELA INTERFACE OLDECIR MARQUES/TRADUTOR GOOGLE.

LINK ORIGINAL:http://sante.lefigaro.fr/actualite/2011/12/09/16374-metastases-proteine-ouvre-perspectives

Nenhum comentário:

Postar um comentário