"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 18 de maio de 2011

VEREADOR DEMISTA DEFENDE GREVISTAS

Justiniano sai em defesa dos professores universitários grevistas

O vereador Justiniano França (DEM), hoje (18), durante discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, teceu críticas ao governador Jaques Wagner, enfatizando a questão do movimento grevista promovido por docentes de três instituições de ensino superior do Estado: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Dentre as reivindicações os professores: retirada de uma cláusula do acordo salarial 2010 que congela os salários por quatro anos e a revogação do Decreto 12.583/11, que restringe o orçamento da universidade.

Quanto à questão salarial, Justiniano afirmou: “o deputado José Neto, líder do governo, tem dito que o aumento é dado de 70% aos professores, mais 40% de ganho real, nesses últimos 4 anos”. Para o vereador, com a declaração do petista, fica parecendo que os docentes das universidades baianas estão tendo grandes reajustes e que não retornam as atividades porque não querem.

Na sequência, Justiniano parabenizou a atitude do edil e professor da Uefs, Marialvo Barreto (PT), por este não comungar com o tratamento do Governo Estadual para com os docentes das instituições de ensino superior do Estado.

Em aparte, o vereador Marialvo se pronunciou sobre o assunto: “eu gostaria muito que o secretário colocasse no meu contracheque o salário de 7 mil reais que ele botou lá como salário comum da universidade, porque no meu não é nem a metade. Então, se o secretário quiser fazer essa benesse, eu vou aceitar e que se estenda aos demais professores da Uefs, bem como o benefício que ele andou colocando como se fosse o salário médio da universidade”, disse o petista, afirmando que é da base do movimento grevista, votou pela greve e espera que o Governo do Estado atenda as reivindicações da categoria o mais rápido possível.

Novamente com o uso da palavra, o edil Justiniano França disse que estranhou que na posse do reitor reeleito da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, na última terça-feira, não havia nenhum membro do Governo do Estado. Para o legislador, a ausência de representantes do governo se deve ao fato de José Carlos ter se colocado a todo instante em defesa da instituição e das justas reivindicações do movimento grevista.

ASCOM/PONDÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário