David sugere realização de cirurgia bariátrica no Hospital Dom Pedro de Alcântara
O vereador David Neto (PMN), esta semana, durante discurso na sessão legislativa, informou que deu entrada em uma indicação na Câmara, solicitando ao prefeito Tarcízio Pimenta que faça um convênio com o Hospital Dom Pedro de Alcântara para a realização de cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia para redução do tamanho do estômago.
Na opinião do edil, a indução da perda de peso por meios cirúrgicos, poderá ser um componente importante, na rede pública de saúde, para a redução de complicações orgânicas causadas pela obesidade. Segundo ele, o acúmulo excessivo de gordura no organismo é preocupante. “A obesidade é doença e precisa ser tratada. Tem gente aqui em Feira de Santana que pesa 200 quilos”, argumentou
Em aparte, o legislador Roque Pereira (PT do B) parabenizou a iniciativa de David e defendeu também a viabilização de cirurgia de gigantomastia (cirurgia de mama gigante). Roque salientou que o aumento excessivo dos seios, além de exercer enorme sobrecarga sobre a coluna, causa problemas estéticos e psicológicos. O vereador citou um caso de uma pessoa, no distrito de Ipuaçu, que sofria dessa doença.
Segundo o vereador, a vítima só andava deprimida e não saia de casa. Sensibilizado com a situação, o vereador disse que conseguiu com um médico, amigo dele, a cirurgia de mama gigante e, que após o procedimento cirúrgico, a paciente passou a ter uma vida normal. “Está feliz e trabalhando. Pra vocês terem uma noção, foram retirados seis quilos de mama dessa pessoa. Isso pra mim é um caso de saúde pública. É terrível”, afirmou.
ASCOM/PONDÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário