"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DEPUTADA GRAÇA ABORDA TEMAS ABRANGENTES E DE REAL INTERESSE PARA A BAHIA E PARA FEIRA DE SANTANA


A situação do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, levou a deputada estadual Graça Pimenta (PR) a cobrar ações do governo estadual durante pronunciamento na Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (17). Antes de fazer a reivindicação, a parlamentar descreveu o estado em que se encontra a unidade aeroviária.

“Operacionalmente, o aeroporto atende apenas a voos particulares. Aviões de grande porte somente no período do dia, pois a pista de 1.500 metros não possui sinalização, nem iluminação, bem como não existe torre de controle. O terminal é pequeno e não possui infraestrutura para passageiros”, revelou a deputada.

Conforme Graça Pimenta, a situação do aeroporto feirense está cada vez mais grave. “Não há plano de ativação do local para voos regulares e movimento de cargas, o que seria viável, pois a produção que é transportada pelas estradas poderia ser escoada através do aeroporto. O tratamento do governo estadual para com a metrópole feirense não tem levado em conta o nível de sua importância para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. É necessário uma mudança de postura de quem está a frente dos destinos da Bahia”, cobrou a parlamentar.

As condições dos aeroportos brasileiros e a proximidade da Copa do Mundo de 2014 também foram abordadas pela deputada Graça Pimenta, que apresentou estudo sobre os assuntos. “O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um documento intitulado ‘Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações’, no qual classifica como alarmante a situação dos aeroportos nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo em 2014”, salientou a parlamentar.

De acordo com o estudo apresentado pela deputada Graça Pimenta, muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroviários até o evento. Entre os aeroportos que não devem ficar prontos, o Ipea aponta o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Graça Pimenta também apresentou dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “A Infraero fez um orçamento de R$ 5,63 bilhões para gastar nos aeroportos brasileiros, dos quais apenas R$ 125 milhões estão previstos para investimentos na Bahia. De acordo com a empresa, o aeroporto soteropolitano terá investimentos de 45,1 milhões de reais para a construção de torre de controle, reformas e adequação do terminal de passageiros e ampliação do pátio de aeronaves”, ressaltou a parlamentar.

No pronunciamento, a deputada Graça Pimenta (PR) sugeriu medidas para preparar o aeroporto de Salvador para a Copa de 2014. “A Infraero instalou Módulos Operacionais no Aeroporto Internacional de Florianópolis, Santa Catarina, em 2009. Os equipamentos são compostos por salas de embarque e desembarque como ar condicionado, sanitários e sistema informativo de voos. Em Lisboa, Portugal, os módulos foram utilizados para atender a demanda da Eurocopa de 2004. O governo da Bahia deve pleitear a construção de um Módulo Operacional no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães por conta da Copa de 2014”, cobrou a parlamentar.

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário