"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 28 de maio de 2011

BRASIL SEM MISÉRIA

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, coordena Diálogo com representantes religiosos sobre o Plano Brasil sem Miséria. Foto: Ana Nascimento/MDS

A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome realizaram nesta sexta-feira (27 /5) nova rodada de debates com a sociedade civil sobre o Plano Brasil sem Miséria. Na reunião, que aconteceu no Palácio do Planalto, contou com a participação de representantes de igrejas, terreiros e entidades religiosas.

Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) coordenaram o encontro, que contou também com a participação de Paulo Maldos, secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral e de Ana Fonseca, secretária extraordinária para Superação da Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Fonseca.

O plano será lançado no dia 2 de junho pela presidenta Dilma Rousseff e tem o objetivo de erradicar a pobreza extrema que ainda atinge 16,2 milhões de brasileiros. Os diálogos com a sociedade civil já contemplaram lideranças de segmentos de movimentos sociais do campo e da cidade, além de representantes dos conselhos nacionais e ONGs.

Gilberto Carvalho destacou a importância de ouvir as organizações religiosas que têm em comum “a busca de uma sociedade fraterna, sem injustiças”. Tereza Campello detalhou o Brasil sem Miséria, explicando que a meta é “chegar a 2014 com elevação de renda e melhoria das condições de vida dos 16,2 milhões de pessoas que ainda permanecem na extrema pobreza, apesar dos avanços dos últimos anos”. A ministra citou a busca ativa como uma ação estratégica do plano: “Vamos fazer um chamamento àqueles que não são atendidos pelos serviços públicos”, disse.

O bispo Demetrio Valentini, presidente da Cáritas Nacional, elogiou a decisão da presidenta em enfrentar o desafio de acabar com a miséria no Brasil. Ele garantiu que o chamado será ouvido por todos os religiosos. O bispo Robson Rodovalho, da Igreja Sarah Nossa Terra, destacou a iniciativa do governo federal em dialogar com as organizações religiosas e lembrou que as igrejas chegam em lugares que o Estado não chega, tendo muito a contribuir para a erradicação da miséria no país.

Participaram do encontro de hoje representantes da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB); Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC); Igreja Metodista; Convenção Batista Nacional; Terreiros – Matriz Afro; Congregação Israelita Paulista; Confederação Israelita Brasileira; Federação Israelita de São Paulo; Ministério Madureira; Igreja Evangélica Assembleia de Deus Pernambuco; Bancada Evangélica; Federação Nacional de Ação Social e Política Cristã (FENASP) e Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior (OMEBE).

FONTE:BLOG DO PLANALTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário