"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 7 de maio de 2011

MARAGOGIPE, PATRIMÔNIO IMATERIAL DA BAHIA,COMEMORA 161 ANOS DE EMANCIPAÇÃO



Graça Pimenta felicita Maragojipe e Capim Grosso

Municípios comemoram aniversário de emancipação

A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou moções de parabéns na Assembleia Legislativa (AL) aos municípios de Maragojipe e Capim Grosso pelo aniversário de emancipação político-administrativa de cada localidade. Os maragojipanos comemoram o aniversário da sua terra natal no domingo (8) e os capim-grossenses na segunda-feira (9).

“Neste momento tão significativo para mim e para a população de cada município aniversariante, parabenizo-os e desejo-lhes, além de progresso, desenvolvimento social e econômico”, declarou a deputada Graça Pimenta.

A parlamentar solicitou que a AL dê conhecimento da moção a importantes órgãos públicos de cada cidade, a exemplo da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores. Nas moções, a deputada Graça Pimenta citou alguns aspectos, como a história e a cultura, dos municípios aniversariantes.

O município de Maragojipe completa 161 anos de emancipado. Localizada a 152 quilômetros de Salvador, a cidade fica localizada no Recôncavo Baiano, tendo sido importante para o ciclo da cana-de-açúcar, iniciado por volta do século XVI. O carnaval maragojipano, marcado pela beleza das máscaras e fantasias utilizadas pelos foliões, foi classificado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) como patrimônio imaterial da Bahia em 2009.

O município de Capim Grosso fica a 277 quilômetros de Salvador e comemora 26 anos de emancipação. O território de capim-grossense pertencia ao município de Jacobina. Capim Grosso esteve inserida no ciclo do ouro, no início do século XVII, quando houve grande extração do valioso minério. Parte das manifestações culturais de Capim Grosso, a exemplo da música, ocorre na Associação Educativo-Cultural Tarcília Evangelista de Andrade (AEC-TEA).

ASSESSORIA DA PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário