"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DIA DO NUTRICIONISTA: UMA POSTURA DE LUTA CONTRA A FOME , A OBESIDDADDE E O DESPERDÍCIO

Enfrentar a miséria e combater a fome tem sido uma das principais preocupações do Governo Federal nos últimos anos.É sabido que a fome, fruto da mais absoluta desigualdade social, é um problema que atinge 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados da FAO.
O problema da fome ainda é uma das grandes preocupações do Brasil considerando que cerca de 16 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza com renda diária inferior a U$2,00 /dia.Em função deste grave problema o Governo Roussef criou o Programa Brasil sem Miséria que visa erradicar a extrema pobreza até 2014. Apesar disto, a obesidade vem despontando como um dos sérios problemas nutricionais do Brasil. Segundo o IBGE-2008/2009, quase metade dos brasileiros está acima do peso. Os números são alarmantes e revelam uma preocupação crescente para a Saúde Pública do País.Se continuarmos assim, nos próximos dez anos atingiremos índices de obesidade semelhantes aos do povo americano do norte.Nos EUA de cada 3 pessoas ,duas estão acima do peso(OMS).
O Brasil é ,hoje, o segundo maior produtor de alimentos do Planeta, só atrás dos Estados Unidos.Apesar disto quase 35% da nossa produção agrícola se perde e vai para o lixo, o que daria para alimentar 10 milhões de pessoas.O Brasil consome 37 kg /ano de hortaliças e outros 37 kg vão para o lixo(Embrapa 2006). Resolver este problema não é difícil. Se todos aproveitarmos os alimentos da melhor forma, em receitas criativas, esses números seriam outros.
A cada dia que passa os problemas da fome, da obesidade e do desperdício ficam maiores. Os 16 milhões de miseráveis que ainda existem no Brasil, convivem com um estratosférico desperdício de alimentos que beira os 40%(Embrapa). Quase 35% dos lares brasileiros vivem em insegurança alimentar, segundo dados do IBGE/2009. Faça a sua parte para mudar esses números. Conheça um pouco mais sobre estes problemas e descubra, invente, novas formas de ajudar a combatê-los todos os dias.

Fonte: cfn.org.br/falanutricionista.
Fotos e vídeos: Saúde Cidadania/ OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário