Série de reportagens feitas pelo jornalista Luiz Carlos Azenha para o Jornal da Record, levada ao ar entre 24 e 28 de janeiro de 2011, mostra o caos do transporte público em São Paulo e em algumas cidades do Brasil e alternativas para melhorá-lo. Jornal da Record - 24 a 28/01/2011 24/01/2011 - 2ª Vídeo: Caos do Transporte - Série mostra o sistema de transporte público do país Nova série do Jornal da Record acompanha o trajeto para o trabalho de quatro pessoas na Grande São Paulo e avalia as condições dos trens, ônibus e metrôs do país. Duração: 5m08s 25/01/2011 - 3ª Vídeo: Menina com câncer enfrenta trânsito até o hospital Flávia leva diariamente sua filha do hospital em trajeto que toma horas do seu dia. As duas pegam ônibus, trem e metrô no percurso que fazem muitas vezes em pé. Pesquisas mostram que o brasileiro passa o equivalente a 175 dias de trabalho por ano dentro da condução. Duração:7m08s 26/01/2011 - 4ª Vídeo: Viajar sentado é um desafio Série do Jornal da Record mostra que a superlotação e a falta de respeito marcam o transporte público na maior metrópole do país. Mulheres grávidas e idosas encaram longas viagens em pé por ninguém ceder o assento preferencial. Duração: 8m12s 27/01/2011 - 5ª Vídeo: Falta de transporte faz milhões de pessoas andarem vários quilômetros a pé todos os dias Em muitos lugares, não há transporte público. Há também a falta de dinheiro ou a economia para fechar as contas no fim do mês. Na reportagem especial de hoje, o repórter Luiz Carlos Azenha mostra uma ideia criativa no Nordeste. E o caos no transporte no Estado mais rico do país. Duração: 6m46s 28/01/2011 - 6ª Vídeo: Projetos de metrô não saem do papel Grandes capitais brasileiras têm dificuldades para viabilizar suas malhas metroviárias. Salvador (BA) deveria ter 12,5 km de metrô, mas a obra nunca foi concluída e suas ruínas estão espalhadas pela cidade. As composições compradas em 2008 nunca rodaram. Investigações mostram que a falta de dinheiro, planejamento e corrupção atrapalham a ampliação do transporte na capital baiana, em Fortaleza (CE), Rio de Janeiro, Brasília (DF) e em São Paulo. Duração: 5m43s Opinião do jornalista Luiz Carlos Azenha, autor da série de reportagens sobre o "Caos do transporte" Vi o mundo - 01/02/2011 Surpresa: São muitos os brasileiros “sem transporte” Fiz uma série de reportagens sobre transportes para o Jornal da Record. Recebi muitas sugestões sobre outros assuntos que poderiam ter sido incluídos. Infelizmente, nesses casos, trabalhamos com limitações de tempo Engenheiro é eletrocutado na linha 4, do Metrô de SP RBA - 02/02/2011 Linha 4 do metrô paulistano soma nove mortes, três anos de atraso e uma investigação São Paulo – O engenheiro Ricardo Martins, de 48 anos, é a nona vítima das obras da Linha 4 do metrô de São Paulo. Na terça-feira (1º), ele morreu eletrocutado por uma descarga durante manutenção na subestração Fradique Coutinho. Ele estava na obra como funcionário de uma empresa prestadora de serviços contratada pelo consórcio que constrói a linha. A Linha 4 tem em seu histórico, por um lado, o fato de ser a primeira Parceria Público-Privada (PPP) assinada no país. Por outro, soma nove mortos – sete delas em janeiro de 2007, no episódio conhecido por "Cratera do Metrô" –, quatro feridos, repetidos atrasos e uma investigação da Polícia Federal. Saiba mais O progressista e ousado jornalista Luis Carlos Azenha realiza mais um excelente trabalho explorando o tema transporte de massas. O meu candidato de esquerda ainda não está escolhido.Quanto a mim, considero que esta escolha está demorando.O principal adversário das forças de esquerda já está em ação.Não para de buscar votos.Frequenta solenidades fúnebres,igrejas, visita velhos amigos nos fins de semana,cria e fortalece novos laços, faz viagens internacionais e não esquece de contactar os seus seguidores, os seus soldados, aqueles amigos e irmãos fiéis e leais que o acompanharam ao longo das suas caminhadas político-eleitorais. A novidade é a preocupação com uma matriz ideológica. José Maria Aznar, expressão espanhola da direita e do conservadorismo europeu vai dar-lhe lições de como realizar o enfrentamento com os seus adversários históricos.É, sem sombra de dúvida , um forte candidato. Tem voto, compartilha com alguns notáveis da direita o controle do velho PFL, agora DEM, 43 deputados federais , 6 senadores e um bom tempo de televisão. Terá o apoio resoluto do empresariado feirense, que anda decepcionado com as novas edições de gestores que por estas bandas se exercitam. Para enfrentá-lo não bastam, apenas, manobras de bastidores e alianças oportunistas. É essencial ter Plano de Governo e demonstrar conhecer toda esta gigantesca Feira de Santana. Ter carisma é sempre bom, mas não é essencial. Seria ótimo que pudesse exibir musculatura gerencial, entretanto, infelizmente, não temos tido muita sorte neste quesito. A maioria dos gestores que conhecemos nos últimos 20 anos , prima pelo espontaneísmo e pelo voluntarismo gerencial.A exceção, com alguns deslizes, é exatamente o nosso adversário da direita.Conseguiu realizar administrações de boa qualidade e, sobretudo, passou a impressão de que a cidade tinha um dirigente de direito e de fato. Um dos destaques da sua administração foi a reestruturação do Sistema de Transportes Urbanos. Êle deu a partida e , na minha ótica , os Governos Estadual e Federal, que certamente apoiarão o nosso futuro candidato , deveria estar a redesenhar ou ampliar o atual sistema de estações de transbordo do Sistema Integrado de Transportes de Feira. Neste sentido , consultar os vídeos do Azenha será útil para tomada de consciência do problema. Feira de Santana precisa ser pensada em termos de expansão urbana e em termos de Infraestrutura de Transportes.Colbert sugeriu o Trem Leve sôbre Trilhos. Por que não retomar este tema? José Serra prometeu Metrô para Feira. Por que não levar esta proposta a sério? Feira é plana , ampla, larga. Os engenheiros de tráfego e os planejadores das Cidades terão um campo fértil para trabalhar e sonhar. Feira de Santana,terra dos meus amados filhos, merece e espera! OLDECIR MARQUES |
"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
DENIS LINK'S
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário