Feira de Santana, 28 de junho de 2011.
Excelentíssimo Senhor Jaques Wagner
Governador do Estado da Bahia
Por muito tempo vivemos em nosso Estado um período de ditadura velada onde as questões prioritárias eram negligenciadas e os cargos políticos distribuídos aos apadrinhados sem qualquer critério técnico. Em 2006, com a vitória esmagadora de um novo grupo que combatia tais práticas, renasceu a esperança de vivermos realmente uma democracia e que, finalmente, a Bahia ocuparia o lugar que sempre mereceu. E assim tem sido.
Os avanços, em todos os setores, são inéditos e concretos. Especificamente no setor da Saúde, sobre o qual podemos discorrer com mais propriedade, sentimos em nossa rotina de trabalho a seriedade com que são tratadas as demandas que em todo momento se apresentam. Isto, certamente, se deve a uma estrutura sabiamente constituída por profissionais que lutaram e lutam pela construção e consolidação de um Sistema de Saúde Universal, eficiente e de qualidade, possibilitado pela valorização do servidor através de capacitações, implantação de uma política de educação permanente, aprovação do plano de cargos e salários e pelo fortalecimento da regionalização, principalmente com a revitalização das Diretorias Regionais de Saúde que foram tão sucateadas ao longo do tempo e que, atualmente, exercem um papel fundamental na intermediação entre a SESAB e os municípios de suas jurisdições.
Entretanto, para surpresa nossa e contrariando tudo o que até então foi preconizado e defendido por TODOS NÓS, foi-nos apresentado um futuro provável diretor para assumir a 2ª DIRES, fruto de uma divisão de cargos do Estado, existentes em Feira de Santana.
Acreditamos ser desnecessário elencar as qualidades e a competência com que a nossa Diretora, Iraci Leite da Silva, funcionária pública há 37 anos, do quadro, tem conduzido esta DIRES, fato exaustivamente reconhecido por Vossa Excelência, pelo Sr. Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde técnicos do nível central, servidores e população. Sua saída do cargo, portanto, seria um retrocesso além de uma imensa injustiça por todo o serviço prestado, pelo compromisso e cuidado com que sempre tratou desta Instituição.
Por tudo isto, nós, servidores da 2ª DIRES abaixo assinados, muito respeitosamente, solicitamos de Vossa Excelência considerar a possibilidade da manutenção da Dra. Iraci Leite da Silva na direção da 2ª DIRES, valorizando desta forma a servidora dedicada, a profissional competente, os resultados obtidos nesta gestão, ao invés de privilegiar os “indicados políticos”, situação que qualquer profissional que sonha com a moralização do serviço público, repudia.
É desta forma de fazer política, que acreditamos e que vamos lutar sempre para que seja perpetuada.
Cordialmente,
SERVIDORES DA DIRES.
Dezenas de servidores públicos solidarizam-se com a dra. Iraci Leite , que tem 37 anos de serviços prestados à Bahia e que goza do respeito e da admiração dos seus colegas de trabalho. Atribue-se a Iraci Leite um trabalho de revitalização deste orgão público, que foi tratado em passado recente como elemento de barganha política em sacrifício de suas finalidades eminentemente técnicas. Os funcionários ao mesmo tempo que defendem a permanência da competente Diretora, lembram ao Governador a necessidade de manter um perfil técnico respeitável à frente do orgão e sugerem que o poderoso mandatário, esquive-se de "indicações político-eleitoreiras" prejudiciais à Instituição. O Blog Saúde e Cidadania solidariza-se , também, com a Ilustre Diretora de reconhecida competência funcional e exemplo de vida e dedicação ao Serviço Público.
OLDECIR MARQUES
Nenhum comentário:
Postar um comentário