"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 29 de julho de 2011

127° ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO GONÇALO/BA

São Gonçalo dos Campos comemora 127º aniversário de emancipação política

O município de São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia, comemorou ontem (28), o 127º aniversário de emancipação política. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) marcou presença em Sessão Solene na Câmara Municipal como parte da programação oficial das atividades comemorativas.

Pessoas de diversos segmentos que ajudaram na construção da história da cidade foram homenageadas com o título de cidadão são-gonçalense. A galeria da Casa Legislativa ficou repleta de munícipes e autoridades locais e da região. Entre os homenageados estavam o superintendente da Rede Baiana de Rádio, José João Monteiro Sobrinho; o técnico da seleção são-gonçalense de futebol, Josué Ferreira Filho, o “Índio”; o médico Bernardo Viana e o deputado federal Fernando Torres (DEM/BA). Os presentes ainda ouviram os Hinos de São Gonçalo dos Campos e ao Dois de Julho (Hino da Bahia) cantados por um coral de crianças, estudantes do ensino básico da escola Ciranda do Saber.

Na oportunidade, o prefeito Antônio Dessa Cardoso (PMDB), conhecido como ‘Furão’, pediu aos parlamentares federais presentes que cobrassem do governador Jaques Wagner (PT) a assinatura do protocolo de intenções que celebra a chegada de 35 indústrias ao município, gerando aproximadamente três mil novos empregos. O deputado Sérgio Carneiro garantiu ao gestor municipal posicionamento junto ao diretor do Centro Industrial do Subaé (CIS), José Mercês Neto, a fim de comunicar o desejo pela rápida instalação de empresas ao secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Ele também lembrou que foi o ex-governador e atual senador, João Durval (PDT/BA), o responsável pela descentralização da política industrial no Estado. Carneiro parabenizou o prefeito Furão pela liderança no processo de atração de investimentos para a cidade.

História - Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos. O Município foi criado com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28 de julho de 1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943, retomou a denominação atual.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25 de junho de 1895. Com uma população de 30.401 habitantes (dados IBGE/2008), o município de São Gonçalo dos Campos tem como principais fontes de renda a pecuária, a plantação de fumo, a agricultura e a avicultura, tornando-se um novo pólo regional com as instalações da Perdigão S/A e da Gujão Alimentos.

São Gonçalo também é considerada ‘Cidade Jardim’, pois antigamente enfermos de tuberculose procuravam o município pelo fato de seu clima ser considerado propício ao tratamento. Com vegetação e ambiente bucólicos, a cidade é banhada pelo Rio Jacuípe. Possui como principais pontos turísticos a Igreja com mais de 300 anos, a Fonte da Gameleira, a fábrica de charutos cubanos artesanais Menendez Amerino, os belos jardins e a festa do padroeiro, realizada anualmente no mês de janeiro. Compõe, ainda, a Região Metropolitana de Feira de Santana, maior cidade do interior da Bahia.

Assessoria de Comunicação / Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário