"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 29 de julho de 2011

GOVERNO DILMA ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL CLÉRISTON ANDRADE

Ministro de saúde anuncia reforma do setor de emergência do HGCA - Notícias - Bom Dia FEIRA com Dilson Barbosa
Foto: Ney Silva

COMENTÁRIO

O PROGRAMA SAÚDE TODA HORA TEM POR OBJETIVO REORGANIZAR E QUALIFICAR A REDE DE ATENÇÃO A URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS.PRETENDE O GOVERNO DILMA CRIAR UNIDADES CORONARIANAS, LEITOS DE RETAGUARDA E UNIDADES DE ATENÇÃO AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL(AVC). O MINISTRO PADILHA TEM-SE MOSTRADO BASTANTE ENTUSIASMADO COM ESTE PROGRAMA E AFIRMA QUE O MESMO ESTÁ CENTRADO "NA MUDANÇA NA FORMA DE FINANCIAMENTO E ATUAÇÃO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ,CHAMANDO A ATENÇÃO PARA A ATUAÇÃO EM REDE QUE , SEGUNDO A AVALIAÇÃO DO MINISTRO, GARANTIRÁ ATENDIMENTO INTEGRAL AO CIDADÃO".
OS ESTRATEGISTAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE ACREDITAM QUE COM O SAÚDE TODA HORA HAVERÁ UMA PERFEITA INTEGRAÇÃO ENTRE CENTRAIS DE REGULAÇÃO, UPAS,UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E HOSPITAIS TERCIÁRIOS , TORNANDO O ATENDIMENTO MAIS RÁPIDO E EFICAZ, O QUE REDUZIRÁ MORTES OU SEQUELAS AOS PACIENTES.
FORÇA NACIONAL
O modelo estabelecido para a Rede de Atenção às Urgências incorpora novos serviços e estabelecimentos de saúde. A Força Nacional de Saúde do SUS reunirá, por exemplo, profissionais especializados em atendimento a vítimas de desastres naturais, que necessitem de uma resposta rápida, apoio logístico e atendimento médico especializado.
ATENÇÃO DOMICILIAR

Outra novidade é a Atenção Domiciliar para os pacientes do SUS com dificuldades de locomoção ou pessoas que precisem de cuidados regulares ou intensivos, mas, não, de hospitalização. Eles passarão a ter cuidados ambulatoriais e hospitalares em casa, ampliando o campo de trabalho dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica. O objetivo é reduzir a demanda por atendimento hospitalar e o tempo de internação das pessoas. O investimento previsto para a Atenção Domiciliar é de R$ 36,5 milhões, neste ano.
NOS HOSPITAIS

As estruturas hospitalares também serão qualificadas para o atendimento em urgência e emergência, sem restringir as portas de entrada aos prontos-socorros. O novo programa vai priorizar os atendimentos a traumas, problemas cardíacos e Acidente Vascular Encefálico (AVE) por meio da criação, dentro dos hospitais, de unidades especializadas nessas demandas.

As Unidades Coronarianas, as Unidades de AVE e os leitos clínicos de retaguarda também vão compor a estratégia. O objetivo é aumentar o financiamento e a quantidade de leitos nos hospitais para esses casos. Os estabelecimentos hospitalares contarão com vagas disponíveis para os casos de urgência e emergência a partir da criação de leitos de retaguarda, evitando espera nas portas dos hospitais, o que pode levar à morte do paciente.

SAMU E UPAS
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu/192) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) contarão com reajustes no investimento de implantação e custeio dos serviços. As localidades que já possuem UPAs 24h deverão se adequar aos novos critérios das portarias para receberem o acréscimo aos valores de custeio.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, o financiamento será vinculado à regulação e ao monitoramento da qualidade dos serviços e equipamentos de saúde. “As novas exigências do Ministério da Saúde para o repasse de recursos e para a implantação dos componentes de urgência e emergência obrigam os municípios a se integrarem em rede e a promoverem ações na atenção básica e na vigilância em saúde. As medidas são um reforço à atenção integral à saúde da população”, afirma.

REZO ÀS POTESTADES CELESTIAIS QUE TUDO ISTO SAIA DO PAPEL E SE TORNE REALIDADE.
TRATANDO-SE DO HGCA, DEVEMOS COMEMORAR A LIBERAÇÃO DE R$ 17,5 MILHÕES PARA A SUA AMPLIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO. LEMBRAR QUE SERÃO COMPARTILHADOS COM DOIS OUTROS HOSPITAIS PÚBLICOS TAMBÉM PROBLEMÁTICOS E SUPEREXIGIDOS: O DE BASE ,DE CONQUISTA, E O LUIS VIANA, EM ILHÉUS. A CONCEPÇÃO GERENCIAL DO SAÚDE TODA HORA CONTEMPLA A EXPANSÃO DE LEITOS E A SUA QUALIFICAÇÃO. CREIO QUE NO CASO DO CLÉRISTON ANDRADE, PODE-SE RACIONALIZAR O USO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES COMO LAVANDERIAS, LABORATÓRIOS, CENTROS CIRÚRGICOS, REFEITÓRIOS E DEMAIS ESTRUTURAS DE BASE,E CONJUGAR COM UMA DUPLICAÇÃO(SEGUNDO PAVIMENTO), UTILIZANDO-SE OU REARQUITETANDO AS ESTRUTURAS JÁ EXISTENTES,NUM PROCESSO DE REENGENHARIA QUE SERIA ECONÔMICO E DE BAIXO CUSTO,CONSIDERANDO-SE A HABITUAL CONSTRUÇÃO DE JARDINS SUSPENSOS QUE SE MOSTRAM, COM O TEMPO E A FLUTUAÇÃO DE GOVERNOS E GESTORES, INADMINISTRÁVEIS.
QUE DEUS , NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA, SE APIEDE DA POPULAÇÃO METROPOLITANA E MONITORE A CRITERIOSA APLICAÇÃO DESTES RECURSOS PARA O BEM DE TODOS.

OLDECIR MARQUES E A SUBSTANCIAL AJUDA -COM LETRAS MENORES-DA
ASCOM/MS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário