"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 24 de julho de 2011

DESCONFORTO MÉDICO


MÉDICOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DO HGCA SÃO VERDADEIROS HERÓIS. CONVIVEM COM UMA SUPERDEMANDA E SUPERLOTAÇÃO DE PACIENTES QUE MEXEM COM SEUS CORAÇÕES E MENTES. NÃO É FÁCIL, DO PONTO DE VISTA ÉTICO E HUMANO, CONVIVER COM INTERNAÇÕES EM CONDIÇÕES EXTREMAMENTE DESFAVORÁVEIS, COM PACIENTES COM PATOLOGIAS DIVERSAS ESPALHADOS EM CORREDORES QUE LEMBRAM OS CENÁRIOS DE GUERRA E DE CATÁSTROFES E, NÃO DISPOR SEQUER, DE UM LUGAR ACEITÁVEL PARA REPOUSO E DESCANSO. REVISITEI O HOSPITAL E FIQUEI TRISTE COM O QUE VI. SERES HUMANOS GEMEM EM MACAS IMPROVISADAS COMO LEITOS; ACOMPANHANTES, DE PÉ, A EXIBIR A MAIS ABSOLUTA DIGNIDADE COMPATÍVEL COM A ACEITAÇÃO DA DOR E DO SOFRIMENTO, SILENCIAM DIANTE DA INEVITABILIDADE DO CAOS. O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE MOSTRA AS SUAS FERIDAS E MAZELAS. É UM CENÁRIO DE HORROR.
CREIO SER POSSÍVEL MUDAR ESTE QUADRO SEGUINDO-SE PRÁTICA ADOTADA NAS OBRAS SOCIAIS DE CARIDADE DE IRMÃ DULCE, EM ROMA-SSA-BA. LÁ ADOTOU-SE O HOSPITAL HORIZONTAL , COM DOIS PAVIMENTOS E ACESSO COM RAMPAS. CONSIDERO QUE , SE ESTE MODÊLO ARQUITETONICO FOR APLICADO AO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE, PODERÍAMOS DUPLICÁ-LO, COM UM CUSTO DE CONSTRUÇÃO BAIXO E PODERÍAMOS OFERECÊ-LO À SOCIEDADE REGIONAL COM SUA CAPACIDADE DUPLICADA. ASSIM, DEFENDO A DUPLICAÇÃO DO HGCA COMO PARTE DA SOLUÇÃO DOS SEUS PROBLEMAS. É EVIDENTE QUE UMA REFORMULAÇÃO GERENCIAL, ASSOCIADA A CAPACITAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE AÇÕES GERENCIAIS E REDUÇÃO DE CUSTOS É ESSENCIAL E IMPRESCINDÍVEL. O GOVERNADOR WAGNER E O COMPETENTE JORGE SOLLA SABEM QUE MEGAHOSPITAIS COMO O TAJ MAHAL VISITADO POR LULA ESTA SEMANA, SIGNIFICAM , A MÉDIO PRAZO, MEGAPROBLEMAS. ÊLES SABEM FAZER CERTO E A DECISÃO É, SOBRETUDO,POLÍTICA.
ORA, BOLAS! NÃO ESQUEÇAM DE INCLUIR UM CONFORTO MÉDICO DECENTE NO PRÓXIMO PROJETO!
SÃO 10 CAMAS(05 BELICHES)-OLDECIR. FIQUEI IMPRESSIONADO COM TAMANHA EXIGUIDADE DE ESPAÇO , TAMANHO DESRESPEITO ......E TAMANHO CONFORMISMO.
OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário