"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

POVO EGÍPCIO ERGUE BARRICADAS NA PRAÇA DA LIBERTAÇÃO


Foto: AP

Manifestantes antigoverno no Cairo entregam para o Exército um homem (no centro, com lenço vermelho) que suspeitam ser partidário do presidente egípcio, Hosni Mubarak


O Exército egípcio entrou em ação nesta quinta-feira para tentar conter a violência entre manifestantes pró e contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak, que desde quarta-feira se enfrentam na praça Tahrir, no centro do Cairo. Os choques deixaram pelo menos cinco mortos e mais de 800 feridos, segundo o Ministério da Saúde egípcio.

Segundo a AFP, tanques conseguiram fazer retroceder alguns dos governistas, impedindo que voltassem a se aproximar dos opositores. Os veículos militares impediram que alguns dos partidários de Mubarak cruzassem a ponta estratégica que leva à praça, epicentro da rebelião popular que pede a renúncia do presidente no poder desde 1981.

No primeiro dia de choques, os soldados não fizeram intervenções, apenas mantendo posição nos pontos de acesso à praça. Na manhã desta quinta-feira, centenas de soldados carregando rifles fizeram uma espécie de cordão humano entre os dois lados. Tanques do Exército também estão no local.

Segundo o ministro egípcio da Saúde, Ahmed Samih Farid, a maior parte dos mais de 800 feridos nos confrontos foi vítima de pedras arremessadas e de ataque com barras de ferro ou porretes.

LEIA BEM MAIS CLICANDO NO LINK A SEGUIR:

http://ultimosegundo.ig.com.br/revoltamundoarabe/exercito+se+posiciona+entre+grupos+rivais+no+cairo/n1237981572934.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário