"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 4 de março de 2010

ÁGUA NA LUA

Água na Lua!

existe água na Lua. Em proporções minúsculas, é claro, mas ao menos 1 gota de água na Lua já é algo pra lá de interessante.

a

Nos últimos anos se vem procurando o tão precioso líquido na Lua. O mais impressionante ainda, é que os astronomos sempre esperaram achar água nas crateras da Lua, já que em muitas delas a luz do Sol é raríssima, logo, a água não evapora. Ninguém havia pensado que poderia haver água na parte que bate Sol. Mas foi justamente lá que a água foi encontrada! A água foi encontrada em grande parte da superfície da Lua!

A descoberta foi feita pela equipe da astrônoma americana Jessica Sunshine, que usando dados de duas sondas que estudaram a Lua (a americana Deep Impact e a indiana Chandrayaan-1), percebeu a presença de água na superfície da Lua. A descoberta veio da detecção de moléculas de hidroxila e de água.

a

Mas como pode haver água na Lua? Bem, a explicação vem, irônicamente, da ação do Sol. Átomos de hidrogênio existentes no vento solar provavelmente se combinam com o oxigênio existente no solo lunar, formando OH e H2O. Porém, os dados da sonda Deep Impact revelaram que havia um ciclo de criação e destruição da água. A água provavelmente se forma nos períodos em que o Sol bate rasante na superfície lunar, o que acontece pela manhã e ao fim do dia. Conforme o Sol vai subindo, a água criada momentos antes evapora, mas volta a se formar com o entardecer (como mostra a imagem acima) .

Apesar da quantidade de água formada por este processo seja muito pequena (uma camada com a espessura de poucas moléculas), as implicações da descoberta são bastante importantes. Imagine agora que objetos tão áridos quando a superfície da Lua, como são muitos dos asteróides, devem estar formando água em suas superfícies. Aliás, os astrônomos lunares tem por décadas “caçado” água na Lua, e finalmente, a primeira evidência dela surgiu.

Fonte Phobus e Deimos


Esta notícia abre portas para futuras migrações interplanetárias.Nada mais nos surpreende , contudo, em se tratando de migrações partidárias. Quanto estrago ainda causará o endereço wagner.ba.gov? Verdadeiro tsunami político, este site está promovendo o inimaginável. Enquanto os terremotos, maremotos e afins, interferem na duração dos dias,o tsunami político promovido pelos arquitetos da situação na Bahia, promovem o caos nos arraiais oposicionistas.Que chances de vitória pode acalentar, quem não tem solidez ideológica? Quem desconhece fidelidade e coerência? Quem busca a carroça de feno, como meio, princípio e fim? Há partidos , na Bahia, com clara propensão à adesão e à desagregação. Ainda é cedo, a festa só está começando e não haverá limites para a imaginação oldecir

As últimas informações fornecidas pela NASA, confirmam a existências de milhões de metros cúbicos de água na Lua, sob a forma de gêlo.Portanto, a Lua não parece ser tão inóspita.oldecir





































































































































































































































































































































À CIDADE DA BAHIA

Triste Bahia! ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente,
Pelas drogas inúteis, que abelhuda,
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus, que de repente,
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fôra de algodão o teu capote.

(Gregório de Mattos. Poemas escolhidos.
Ed.de José Miguel Wisnik. São Paulo:
Culrix, 1975. p.40; 42)














































Nenhum comentário:

Postar um comentário