Água na Lua!
existe água na Lua. Em proporções minúsculas, é claro, mas ao menos 1 gota de água na Lua já é algo pra lá de interessante.
Nos últimos anos se vem procurando o tão precioso líquido na Lua. O mais impressionante ainda, é que os astronomos sempre esperaram achar água nas crateras da Lua, já que em muitas delas a luz do Sol é raríssima, logo, a água não evapora. Ninguém havia pensado que poderia haver água na parte que bate Sol. Mas foi justamente lá que a água foi encontrada! A água foi encontrada em grande parte da superfície da Lua!
A descoberta foi feita pela equipe da astrônoma americana Jessica Sunshine, que usando dados de duas sondas que estudaram a Lua (a americana Deep Impact e a indiana Chandrayaan-1), percebeu a presença de água na superfície da Lua. A descoberta veio da detecção de moléculas de hidroxila e de água.
Mas como pode haver água na Lua? Bem, a explicação vem, irônicamente, da ação do Sol. Átomos de hidrogênio existentes no vento solar provavelmente se combinam com o oxigênio existente no solo lunar, formando OH e H2O. Porém, os dados da sonda Deep Impact revelaram que havia um ciclo de criação e destruição da água. A água provavelmente se forma nos períodos em que o Sol bate rasante na superfície lunar, o que acontece pela manhã e ao fim do dia. Conforme o Sol vai subindo, a água criada momentos antes evapora, mas volta a se formar com o entardecer (como mostra a imagem acima) .
Apesar da quantidade de água formada por este processo seja muito pequena (uma camada com a espessura de poucas moléculas), as implicações da descoberta são bastante importantes. Imagine agora que objetos tão áridos quando a superfície da Lua, como são muitos dos asteróides, devem estar formando água em suas superfícies. Aliás, os astrônomos lunares tem por décadas “caçado” água na Lua, e finalmente, a primeira evidência dela surgiu.
Fonte Phobus e Deimos
Esta notícia abre portas para futuras migrações interplanetárias.Nada mais nos surpreende , contudo, em se tratando de migrações partidárias. Quanto estrago ainda causará o endereço wagner.ba.gov? Verdadeiro tsunami político, este site está promovendo o inimaginável. Enquanto os terremotos, maremotos e afins, interferem na duração dos dias,o tsunami político promovido pelos arquitetos da situação na Bahia, promovem o caos nos arraiais oposicionistas.Que chances de vitória pode acalentar, quem não tem solidez ideológica? Quem desconhece fidelidade e coerência? Quem busca a carroça de feno, como meio, princípio e fim? Há partidos , na Bahia, com clara propensão à adesão e à desagregação. Ainda é cedo, a festa só está começando e não haverá limites para a imaginação oldecir
Nenhum comentário:
Postar um comentário