"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 6 de março de 2010

A INSUFICIÊNCIA RENAL AVANÇA
05/03/2010 | 08:49 hs.
Diálise no hospital. Este tratamento é em França, 2% do orçamento do Medicare, cerca de 37 000 pacientes.
Diálise no hospital. Este tratamento é em França, 2% do orçamento do Medicare, cerca de 37 000 pacientes. Crédits photo: ASSOCIATED PRESS

Em 11 de março, Dia Mundial do Rim, será destacado o papel da obesidade no desencadeamento do diabetes tipo II

Em 2010, um em cada dez adultos sofre de doença renal, o que representa mais de 500 milhões de pacientes em todo o mundo. E é para alertar o público, médicos, funcionários, mas de igual modo as autoridades de saúde sobre o aumento alarmante destas doenças graves, muitas vezes diagnosticadas tardiamente, que a Federação Internacional de Fundações do Rim e da Sociedade Internacional de Nefrologia realizarão em 11 de março pelo quinto ano consecutivo, o Dia Mundial do Rim.

Como explicou na quinta-feira numa conferência à imprensa, o professor Eric Rondeau, o Secretário-Geral do Fundação Francesa do Rim "os dados epidemiológicos mostram que a incidência de doença renal crescerá por um fator de 1,5 a 2 vezes até 2025. "Hipertensão e diabetes, especialmente associada à obesidade, aumentando progressivamente nos últimos anos, são os principais responsáveis por este desenvolvimento preocupante. "Hoje, diz o professor Rondeau, de 30 a 40% dos pacientes em diálise crônica" sofrem deste distúrbio metabólico "grande provedor" de insuficiência renal. Daí a escolha dos organizadores para fazer o foco do diabetes no Dia do Rim 2010.

A ênfase será colocada na seleção para essas doenças (nefropatia, glomerulonefrite), às vezes como a doença do rim policístico genético, que, quando não diagnosticada a tempo, torna-se irreversível. Uma vez com seus dois rins ineficazes, o paciente não tem outra escolha senão transplante desde que encontre um doador (ver caixa), ou diálise. "Quando detectamos o menor vestígio de albumina na urina ou sangue, o paciente deve ser enviado para um nefrologista", disse Brigitte Lantz, responsável pela comunicação com a Fundação do Rim. Diagnosticadas cedo, essas doenças podem realmente ser tratadas.Infelizmente, ainda existem 8 000 diálises novas a cada ano na França. Com enormes conseqüências em termos de saúde pública. "A diálise representa 2% do orçamento do Medicare para cerca de 37 000 pacientes. Mas este orçamento é susceptível de explodir nos próximos anos ", disse Lantz.

O outro grande desafio é melhorar as condições de vida do portador de insuficiência renal crônica. Realizada em nível ambulatorial,a diálise peritoneal, que utiliza como seu nome sugere, o peritônio (membrana que envolve os órgãos abdominais) para filtrar o sangue, em vez dos rins que falham, permite que o paciente possa levar uma vida praticamente normal à espera de um transplante (só 2 000 por ano na França). O tema do simpósio realizado ontem à tarde na Sorbonne, pela Fundação do Rim, sob o alto patrocínio de Nicolas Sarkozy, é precisamente dedicado a alternativa "para o centro de diálise", que exige que o paciente se submeta a três sessões semanais por quatro horas em uma unidade especializada. Jean-Louis Clemendot, 60, mostrou que foi possível graças à diálise peritoneal "para manter a sua liberdade", apesar de alguns incômodos.

Palavras Chave: diabetes, rim, saúde.

Le Figaro Santé/ Tradutor Google/oldecir marques

Autor: Marc Menessierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário