"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 29 de março de 2010

Simpósio em Salvador discute testes de vacinas contra a dengue

Cientistas brasileiros e pesquisadores debatem sobre o estágio das vacinas candidatas a imunização contra a doença

O estágio em que se encontram os estudos com vacinas candidatas à imunização contra a dengue e as perspectivas de testes, foram os principais pontos enfocados durante o Simpósio de Desenvolvimento, Avaliação e Marco Regulatório de Vacinas contra a Dengue, no Brasil. O evento, que está sendo realizado desde a última segunda-feira, dia 22, no Bahia Othon Palace, é uma iniciativa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), Ministério da Saúde e Pediatric Dengue Vaccine Iniciative (PDVI), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e participação de cientistas brasileiros e pesquisadores do PDVI.

De acordo com a infectologista Glória Teixeira, diretora do ISC, existem cinco vacinas candidatas, em fase 2 e 3 de estudos para população humana, mas que ainda estão sendo testadas e não disponíveis. Para a infectologista, as experiências representam "um grande avanço, com a perspectiva de que se tenha uma vacina para uso humano nos próximos 5 a 7 anos". Durante o simpósio, as pesquisas com as vacinas candidatas foram apresentados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que por sua vez mostrou o marco regulatório (regulamentação) para que os testes, atualmente realizados em países como a Tailândia e Filipinas, possam ser feitos no Brasil.

"A população brasileira tem características muito próprias, é bastante miscigenada, por isso é preciso observar os cuidados e de que forma o governo brasileiro poderá autorizar que as vacinas sejam testadas em nossa população", pontuou Glória Teixeira, acrescentando que é o PDVI, apoiado pela OMS e Fundação Bill Gates, que está desenvolvendo a regulamentação para os testes em humanos.

Fonte: SESA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário