"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 29 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DE UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA



Feira de Santana realiza a XVIII Caminhada pela Paz

“A paz no mundo começa em mim”. Este foi o tema da XVIII Caminhada pela Paz, promovida pelo Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz), na tarde de ontem (28/3) em Feira de Santana. O evento, que ocorre sempre aos últimos domingos de março e foi instituído como Dia Mundial da Paz, contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, da Petrobras e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), acompanhado dos vereadores Angelo Almeida (PT) e Roberto Tourinho (PSB), caminhou por todo o percurso do evento iniciado no cruzamento da avenida João Durval Carneiro, seguindo depois pela avenida Getúlio Vargas com encerramento na rua Olímpio Vital. Com o tema estampado nas camisas e portando faixas com dizeres alusivos a paz e não-violência, jovens, adultos e crianças fizeram a caminhada animadamente ao som de um trio elétrico com músicas e mensagens de paz interpretadas pelos artistas Carlos Pitta, Gilsan, Márcia Porto, Célia Zahin, Patrícia Costa, Val Macambira, entre outros.

Para elevar ainda mais o clima de paz, tranqüilidade e harmonia transmitido durante o evento, as pessoas também fortaleciam o espírito com mensagens de pacifistas expostas em cartazes - com suas fotos - pendurados nos postes de iluminação pública ao longo do percurso. “O que precisamos matar no inimigo é o desejo de matar”, dizia uma frase atribuída a Gandhi, pacifista indiano,responsável pelo movimento de independência da Índia, desenvolvido em campanhas extremamente ativas a exemplo da célebre Marcha do Sal. Uniu a Índia, de Norte a Sul e compartilhou este processo com Nehru, Bopal e um advogado muçulmano, fumante inveterado e grande líder, Mohamed Ali Jinah. Infelizmente viu o seu sonho de unidade nacional frustrado pela política colonialista inglesa que estimulou e criou o Paquistão. Persistem, até hoje, lutas e divisões herdadas deste período.

A caminhada durou cerca de três horas e ao final, no palco montado próximo ao Terminal Central, o arcebispo metropolitano, dom Itamar Vian fez uma rápida reflexão sobre a importância da cultura de paz nos corações dos homens. O arcebispo atribuiu às drogas o crescimento da onda de violência e citou o trabalho de recuperação de drogados através da Fazenda da Esperança, na estrada Feira-São Gonçalo dos Campos, trecho do povoado de Magalhães. “Diga não às drogas e o nosso mundo estará muito melhor”, disse ele, referindo-se especialmente aos jovens, principais alvos de traficantes.

“A Caminhada pela Paz de Feira de Santana, já conhecida nacionalmente, é de extrema importância por tratar de um tema atual e que precisa de reflexão a cada dia, pois a cidade vive amedrontada por causa do crescimento do índice da violência", considerou o cantor Carlos Pitta. “Foi um evento positivo, com participação maciça do povo, apesar da chuva no final da caminhada”, resumiu o presidente do MovPaz, Clóvis Nunes, ao fazer um balanço da manifestação.


--
Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)
Assessoria de Imprensa – DF/FSA

Com informações da Secom/PMFS.


Escritório Político - Feira de Santana - BA
Rua Barão do Rio Branco, 1.045 – Centro – Fone: (75) 3623-5180
Câmara dos Deputados - Gabinete 671 - Anexo III
Praça dos Três Poderes - CEP: 70160-900 - Brasília – DF – Fone: (61) 3215-3671

CPaz 01.jpgCPaz 01.jpg
412K
Visualizar Baixar
CPaz 02.jpgCPaz 02.jpg
400K
Visualizar Baixar
CPaz 03.jpgCPaz 03.jpg
386K
Visualizar Baixar
CPaz 04.jpgCPaz 04.jpg
416K
Visualizar Baixar
CPaz 05.jpgCPaz 05.jpg
357K
Visualizar Baixar
CPaz 06.jpgCPaz 06.jpg
399K
Visualizar Baixar
CPaz 07.jpgCPaz 07.jpg
423K
Visualizar Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário