"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 23 de março de 2010

ALCOOLISMO PASSIVO

21/03/2010
A placenta não filtra o álcool, o feto tem um teor alcoólico semelhante ao de sua mãe. Isso pode perturbar seriamente o seu desenvolvimento.
A placenta não filtra o álcool, o feto tem um teor alcoólico semelhante ao de sua mãe. Isso pode perturbar seriamente o seu desenvolvimento. Crédits photo: ASSOCIATED PRESS

Primeiras vítimas de "alcoolismo passivo": recém-nascidos com Síndrome de Alcoólização Fetal (SAF), graças ao consumo de álcool por suas mães durante a gravidez.

Em caso de excesso de consumo, não há bebida "boa" ou "ruim" . Todas as bebidas alcoólicas, sem exceção - incluindo o vinho - são tóxicos para o fígado, mas também para o cérebro,para os nervos, para não mencionar um risco muito maior de câncer. Para agravar este quadro, já suficientemente grave, soma-se o problema de dependência física e psicológica. E é aí que reside o problema. A perda de auto-controle é a porta aberta a eventuais abusos. "Falamos sobre fumo passivo para denunciar as doenças sofridas por familiares de um fumante. É o mesmo para o alcoolismo: a saúde de outras pessoas é posta em perigo devido ao consumo excessivo de uma terceira pessoa. E as vítimas são mais numerosas, "diz o Dr. Kiritz-Topor.

Primeiras vítimas do "beber passivo": recém-nascidos com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), quando suas mães beberam álcool durante a gravidez. Isso resulta em anomalias da face e do crânio. O peso ao nascer é abaixo do normal e defeitos cardíacos não são incomuns. Existem muitas dificuldades na aprendizagem, transtornos de linguagem e problemas comportamentais persistem na vida adulta.

Acidentes de Trânsito

Isto não é surpreendente: o álcool atravessa a placenta, de modo que o feto tem um teor alcoólico semelhante ao de sua mãe. No líquido amniótico, a sua concentração é até dez vezes aquela encontrada no sangue da mãe. No entanto, se pode a mãe pode tolerar um copo de álcool, não ocorre o mesmo com um embrião, que pesa apenas alguns gramas e está em pleno desenvolvimento.

Conseqüência: 7 000 crianças seriam afetadas a cada ano por lesões mais severas. Embora a ingestão de álcool durante a gravidez seja a principal causa de incapacidade , totalmente evitável de retardo mental em crianças, o Colégio Nacional de Ginecologistas e Obstetras da França (CNGOF) luta há anos para começar uma medida simples do senso comum: os rótulos de garrafas de álcool, para informar as mulheres em idade fértil e defender a idéia de que devemos "zerar álcool" durante a gravidez.

Uma pessoa sob a influência de álcool tem distúrbios do humor e distúrbios de conduta.Consequentemente as vítimas mais frequentes são parentes, que muitas vezes enfrentam agressões verbais ou físicas. "Finalmente, não se esqueça dos muitos mortos e feridos nos 40% dos acidentes de trânsito relacionados com a condução em estado de embriaguez", disse Kiritz-Topor. Por trás dos fatos diversos, são tantas vidas - e famílias - que ..

Por Nathalie Szapiro-Manoukian
Le Figaro Santé.fr
Excelente idéia, que certamente desagradará a indústria da bebida alcoólica.Seria possível ao Ministério da Saúde, emplacar, em milhões de garrafas, do mesmo modo que agiu em relação ao cigarro, lembretes e alertas sôbre o quanto o álcool é prejudicial, no geral, e em particular, no caso da gravidez?Imaginem, uma garrafa de cerveja com um rótulo extra:"INADEQUADA PARA GRÁVIDAS E SEUS FETOS-PODE PROVOCAR RETARDO MENTAL, DOENÇAS CARDÍACAS E ANOMALIAS NO CRÂNIO" .
Duvido que Temporão e Lula tenham topete para enfrentar os poderosos lobistas da indústria do álcool. Taí uma boa bandeirola para campanha eleitoral. Dá para encarar Santo Lula? Por que o brilhante Deputado Federal Sérgio Carneiro não elabora projeto de lei sôbre este tema no Congresso Nacional? oldecir marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário