"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 24 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

O tratamento da tuberculose tornou-se obsoleto?

Palavras-chave: Tuberculose, A MSF, A OMS

Thomas Vampouille


24/03/2010
Anualmente, a doença afeta mais de nove milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo pelo menos um milhão de crianças. Créditos fotográficos: Henrik Glet / MSF
Anualmente, a doença afeta mais de nove milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo pelo menos um milhão de crianças. Créditos fotográficos: Henrik Glet / MSF

Organizações de saúde estão a soar o alarme: os laboratórios não se debruçam sôbre esta doença por muito tempo , que é ainda responsável por dois milhões de mortes a cada ano no mundo e está se tornando cada vez mais resistente aos tratamentos convencionais.

Uma doença negligenciada. Em 24 de março de 1882, o Dr. Robert Koch apresentou sua descoberta do bacilo da tuberculose, marcando o início do diagnóstico e tratamento da doença. Desde então, as coisas não evoluíram como deveriam, dizem os Médicos Sem Fronteiras (MSF). Para o Dia Mundial de luta contra a tuberculose, quarta-feira, a organização avalia a situaçãode forma negativa. Longe de ser erradicada, a doença continua a afectar mais de nove milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo pelo menos um milhão de crianças e dois milhões de mortes todos os anos. E enquanto as formas mais resistentes se desenvolvem,os tratamentos não evoluem.

Francis Varaine, perito do MSF, diz que "tudo está ultrapassado na luta contra a tuberculose. O teste de triagem? "Ele sempre usa a técnica desenvolvida há mais de um século pelo Dr. Koch,que é a análise do escarro. Um método lento, nem sempre confiáveil e impossível de utilizar quando os pacientes não expectoram. Quanto ao tratamento, "nada de novo por quarenta e cinco anos", diz o médico.Resultado, a resistência aos antibióticos tem se desenvolvido .

Recorde de resistência ao tratamento

Este é um aviso emitido este ano por organizações de saúde. "Em algumas partes do mundo, um em cada quatro TB desenvolve uma forma da doença contra a qual os tratamentos com drogas-padrão são impotentes", diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para estas formas "multi-resistentes da doença", é necessário recorrer a tratamentos que datam do início do século XX, que são tóxicos para o paciente, explica o Dr. Varaine. Pior, formas ultra- resistentes da doença aos medicamentos têm se desenvolvido, especialmente na África Austral, contra as quais a medicina está impotente.

"Temos de impulsionar a investigação e desenvolvimento", afirma MSF. Em todo o mundo, o relatório afirma, "apenas 20 milhões de dólares são gastos anualmente em TB, muito aquém dos U$300 milhões gastos por ano pelos Estados Unidos para o desenvolvimento de drogas contra o HIV. "Ainda existem trilhas, por exemplo, para desenvolver testes rápidos, assegura Varaine. Mas a pesquisa está estagnada. "Por que essa negligência na pesquisa da segunda doença infecciosa no mundo , e principal causa de morte entre os pacientes com AIDS? "A tuberculose é uma doença de países pobres, diz o médico. Países do Norte, que praticamente erradicaram a doença,paralisaram as pesquisas e para os grandes laboratórios o desenvolvimento de novos tratamentos, não seria rentável. "

Na França, a doença, afeta cerca de 5.000 pessoas por ano. A tuberculose está a propagar-se em muitos países. Segundo o Centro Regional de Informação da ONU em Bruxelas, ainda causa a morte de 4.400 seres humanos /dia e o número de pessoas que contraem a doença continua a aumentar.A TUBERCULOSE É A DOENÇA DE QUE MORRE A MAIORIA DAS PESSOAS COM AIDS e, agora, não só o surto de tuberculose ultra-resistente nos ameaça de uma nova pandemia como ameaça seriamente a eficácia dos programas de tratamento do HIV.

Na Bahia, a SESAB registrou 5.296 casos o ano passado. Registrou-se 40% de cura e quase 5% de abandono dp tratamento com 343 óbitos. Salvador é a terceira capital em número de casos e um dos municípios que o MS considera prioritários na luta contra a Tuberculose, pois registra algo em torno de 3.000 novos casos/ano.Em diversos países acreditava-se que por volta de 2010 a doença estaria controlada e erradicada. No entanto o surgimento do HIV, mudou esta perspectiva. A tuberculose disseminou-se no mundo e , hoje, buscam-se alternativas. Uma delas seria a vacina de DNA, desenvolvida pelo pesquisador brasileiro Célio Lopes Silva. Este pesquisador divulgou que animais com a tuberculose já desenvolvida podem ser curados pela aplicação de uma vacina gênica que era usada em seu laboratório somente para prevenir o estabelecimento da doença. A terapia já foi testada em camundongos, com 100% de resultados positivos. O próximo passo será experimentar a vacina em seres humanos.(fatimanews).
Fonte Le Figaro.fr; SESAB; Blog fatimanews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário