"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 11 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO RIM



11/3/2010 16:07
Ophir Loyola promove ação no Dia Mundial do Rim
ALTERAR O
TAMANHO DA FONTE
A-A+

Da Redação
Agência Pará

Pesquisas realizadas na América do Norte, Europa e Ásia indicam que de 10% a 13% da população têm doença renal crônica e que a grande maioria não sabe disso. Para alertar a população dos riscos da doença, foi instituído o dia 11 de março como o "Dia Mundial do Rim". Nesta data, cerca de 70 países realizam diversas ações de prevenção contra as doenças renais.

No Brasil, onde cerca de 90.000 pessoas realizam tratamento renal, foi lançada a campanha "Proteja seus rins. Controle a diabetes". Em Belém, no Hospital Ophir Loyola, esta ação está sendo realizada por mais de 40 profissionais durante todo o dia de hoje (quinta-feira, 11), no Jardim Interno do hospital.

O enfoque na diabetes é porque a doença é a principal causa de insuficiência renal crônica mundial. A diabetes representa 40% de todos os novos casos da doença renal terminal. Depois aparece a hipertensão, que é a causa de 26% dos casos; em seguida, a glomerulonefrite e outras doenças. Hoje, 285 milhões de pessoas são portadoras de diabetes em todo o mundo. No Brasil, segundo o último censo nacional de Diabetes, 7,6% da população é diabética.

No hospital Ophir Loyola, cerca de 1.467 pacientes renais realizam tratamento de hemodiálise mensalmente. A programação especial da campanha "Proteja seus rins, controle a diabetes", no HOLm, pretende conscientizar e realizar os principais exames nos funcionários e usuários da instituição, que poderão realizar gratuitamente exames de glicemia, medição de pressão arterial e verificação de peso, que são medidas essenciais na detecção da doença renal em seus estágios iniciais.

A dra. Silvia Cruz, chefe do setor de nefrologia do HOL, explica que a intenção é alertar a população e identificar os fatores de risco como diabetes, hipertensão e obesidade. E que, neste momento, o papel dos meios de comunicação no apoio e divulgação destas iniciativas é fundamental para aumentar a conscientização da população para a doença renal.

A empresária Maria de Fátima Nascimento, detectou uma doença renal em outubro de 2007, durante uma crise de hipertensão. "Perdi rapidamente as funções renais e depois de três meses de hemodiálise, precisei passar urgente por um transplante em janeiro de 2008 e recebi o rim de uma irmã. Hoje, vejo que campanhas como essa são muito importantes para a população ter mais cuidado com a saúde, aumentar a ingestão de água, consultar seu médico, verificar pressão e ter uma alimentação saudável".

A função dos rins - O rim é responsável pela eliminação dos resíduos tóxicos produzidos pelo nosso organismo como a uréia e o ácido úrico. Ele tem a função de filtração, de limpeza ou depuração.

O rim controla o volume dos líquidos e o excesso de água no corpo é eliminado pela urina. A partir do controle do volume (líquidos) e dos sais, ele exerce grande influência sobre a pressão arterial e venosa do nosso organismo.

Ascom HOL

Clique nas imagens para ampliálas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário