"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 31 de dezembro de 2011

CESAREANA NUMA VACA HOLANDESA



EXCELENTE VÍDEO MOSTRANDO A REALIZAÇÃO POR VETERINÁRIO HOLANDÊS DE UMA CESAREANA NUMA VACA. A AUTORA DO VÍDEO NÃO ESCLARECE O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADO. O ANIMAL PARECE INDIFERENTE À REALIZAÇÃO DA CIRURGIA, COMPLETAMENTE SEM DOR E OS RESULTADOS SÃO EXCEPCIONAIS.

OLDECIR

IDOSOS INVADEM AS REDES SOCIAIS

Posted: 29 Dec 2011 02:28 PM PST
“Reveja a tese de que para interagir no ambiente online é preciso ser jovem. Aqueles que beiram a chamada melhor idade ou que já desfrutam dela começam a invadir os Facebooks e Twitters e já representam a categoria com crescimento mais rápido no uso de redes sociais. 

Pesquisa da comScore divulgada nesta quarta-feira avaliou a performance dos internautas durante outubro e relatou alta de 80% na taxa de acesso de pessoas com 55 anos ou mais. Em julho de 2010, o número era apenas 10%.

O estudo cita, no entanto, que os usuários entre 15 e 24 nos seguem como os mais engajados no uso da plataforma. Foi constatada média de 8 horas por visitante durante o mês.

"A adoção global generalizada de redes sociais tem influenciado muito a interação humana em nível individual e social e ressalta a convergência dos mundos online e offline", resume Linda Boland Abraham, CMO e EVP da consultoria americana.”
Matéria Completa, ::Aqui::

FONTE:AGÊNCIA BRASIL

Jungmann:”Chega de ser reboque do PSDB”

Jungmann:”Chega de ser reboque do PSDB”

NOVO CPC:RELATOR SÉRGIO CARNEIRO PRESTA CONTAS À SOCIEDADE




Em entrevista,o deputado Sérgio Carneiro faz balanço da relatoria do novo CPC em entrevista ao jornalista e radialista Joilton Freitas (Rotativo News – Rádio Sociedade AM), na sexta-feira (30/12), o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) fez um balanço dos quatro meses de trabalho como relator do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10). 
Segundo Carneiro, o projeto do novo Código de Processo Civil (CPC) recebeu até o dia 23 de dezembro, último prazo para a apresentação de emendas, 900 propostas de modificações. Ele ressaltou que a eficácia imediata da sentença é o ponto mais sensível da Reforma, “já que não tem esse efeito quando há a apresentação de recurso”. O parlamentar explicou que uma possível saída é o processo ser 100% eletrônico, pois evitaria a demora em ser aplicada a sentença.

Até aqui, a comissão realizou 15 audiências públicas na Câmara dos Deputados e 11 conferências estaduais em cidades dos cinco estados brasileiros. Nesses eventos, foram ouvidos 118 palestrantes. 

A comunidade virtual do novo Código de Processo Civil (CPC) no E- democracia teve 18.210 acessos desde a sua criação, há dois meses e meio. Nesse período, os internautas fizeram 360 contribuições ao texto do projeto. Ao final da entrevista, o comunicador Joilton Freitas lembrou a lista do Diap que aponta o deputado Sérgio Carneiro, mais uma vez, como Cabeça do Congresso Nacional. O petista feirense aproveitou a oportunidade e parabenizou a sua cidade natal e a Bahia pela representação parlamentar do também feirense, o senador João Durval (PDT), destacado na Revista Veja e pelo Núcleo de Estudos do Congresso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como um dos principais senadores do Brasil. 

O relator do novo CPC finalizou o encontro radiofônico desejando um Feliz 2012 a todos os ouvintes.O NOVO CPC - O projeto de novo Código de Processo Civil (CPC) foi elaborado por uma comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, na época ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O texto, que já foi aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado, tem como principal objetivo dar agilidade à tramitação das ações, com a limitação de recursos e de formalismos desnecessários, o reforço à jurisprudência e a criação de um mecanismo para a resolução, em apenas uma decisão, de causas que se repetem no Judiciário.

As audiências públicas são abertas à participação de todos os interessados, principalmente, operadores de Direito, docentes e alunos das Faculdades de Direito. O processo de construção do novo CPC está sendo feito de forma amplamente democrática, inclusive com a participação pela Internet, sendo o primeiro código totalmente interativo do Brasil, construído com intensa participação por meio de audiências públicas, conferências estaduais e, também, pela Internet. 

Em todo o mundo, somente a Islândia tem uma experiência semelhante, já que está elaborando sua Constituição com a participação da sociedade pela Internet. E lá, 100% da população tem acesso à rede.


Assessoria de Comunicação do deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA)

O MITO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO INFINITO

O mito do crescimento econômico no Brasil | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

MINISTRO PADILHA ESCLARECE A MP 557/2011



“Essa Medida Provisória transforma em lei aquilo que deve ser obrigação de todo serviço de saúde, em especial no pré-natal, que é registrar a gestante, os exames que ela faz, os problemas de saúde que tem, sua condição social. Além disso, o registo no SispreNatal (Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento) é importante para construir políticas públicas”, explicou.
FONTE:MS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

BLOG SAÚDE E MEIO AMBIENTE: O INSUSTENTÁVEL CRESCIMENTO ECONÔMICO

Do jeito que está, não dá para ficar É impossível reduzir as emissões de gases do efeito estufa sem pôr u...
CLIQUE NO LINK E LEIA UM BOM ARTIGO SOBRE AS TESES DE TIM JACKSON SOBRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
http://sdmeioambiente.blogspot.com/2011/10/o-insustentavel-crescimento-economico.html

BLOG SAÚDE E MEIO AMBIENTE: PROTETORES SOLARES PREJUDICAM RECIFES DE CORAIS

BLOG SAÚDE E MEIO AMBIENTE: PROTETORES SOLARES PREJUDICAM RECIFES DE CORAIS:

Sol, verão, praia. Protetor solar é item obrigatório pra quem viaja, certo? Para nós, não há dúvida de que ele é um benefício. Mas os protet...

PRIMEIRA DAMA COMEMORA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NO CENTRO DE FEIRA DE SANTANA


O número de ocorrências no centro de Feira de Santana diminuiu após a instalação da Central de Vídeomonitoramento na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Direitos Humanos (SEPREV), segundo o secretário da pasta, Mizael Freitas. A primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta (PR) comemora resultado e ressalta importância da unidade.

“É muito importante para Feira de Santana dispor de uma central que monitore a cidade, a fim de ofertar mais segurança à população. Parabenizo o Governo Municipal por mais esta iniciativa e comemoro o resultado obtido no primeiro mês de funcionamento da central. Vale destacar que o mês de dezembro é bastante agitado, devido às festas de fim de ano e, consequentemente, o aumento no número de compras. Vamos continuar lutando para que a violência reduza cada vez mais na cidade”, declara a parlamentar.
A central, inaugurada no dia 5 deste mês, possui mais de 80 câmeras de instaladas em vários pontos estratégicos da cidade e em órgãos públicos municipais, com o objetivo de identificar, dentre outras coisas, placas de veículos com características suspeitas; acúmulos de lixo em locais inadequados, e carros estacionados em locais inadequados. Participam do processo de vídeomonitoramento a Guarda Municipal, as Polícias Militar e Civil, a Defesa Civil e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Recentemente, o Governo Federal disponibilizou R$ 3,5 milhões para aperfeiçoar o serviço. Os recursos serão utilizados na aquisição de novos equipamentos para a Central de Videomonitoramento e reestruturação do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).
FONTE: ASSESSORES DA PARLAMENTAR

COMENTÁRIO:

TEM RAZÃO A PRIMEIRA DAMA E DEPUTADA ESTADUAL. 
A AÇÃO CONJUNTA GOVERNO FEDERAL(PRONASCI), GOVERNO ESTADUAL E GOVERNO MUNICIPAL, PODERÁ RENDER BONS DIVIDENDOS EM RELAÇÃO À REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA URBANA E, COMO EFEITO COLATERAL, DARÁ UM DISCURSO MAIS CONSISTENTE AOS SITUACIONISTAS QUE DEIXAM MUITO A DESEJAR EM TERMOS GERENCIAIS .

SE A COMUNHÃO GERENCIAL TRIPARTITE SOUBER E QUISER INSTALAR AS  UPP'S EM FEIRA,É POSSÍVEL QUE ESTES ÍNDICES SEJAM REDUZIDOS DRÁSTICAMENTE.

NÃO HÁ NADA DE NOVO SOB O SOL: O ÚNICO CAMINHO QUE TRAZ ESPERANÇAS É A UNIÃO TRIPARTITE DE FORÇAS ADMINISTRATIVO-GERENCIAIS.

SABER FAZER, NATURALMENTE, É IMPRESCÍNDIVEL!
OLDECIR

LUZES DA RIBALTA POLÍTICO-ELEITORAL



O VEREADOR LULINHA NÃO PARA DE TRABALHAR, DE SOL A SOL, VITALIZANDO SUA CAMINHADA POLÍTICA EM BUSCA DA REELEIÇÃO. LULINHA TEM FORTE INSERÇÃO NA ZONA RURAL E, AGORA, OPOSICIONISTA  AOS GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL, RECLAMA DA SITUAÇÃO DESASTROSA DAS ESTRADAS VICINAIS E DA PARALISAÇÃO DO PROGRAM FEDERAL "LUZ PARA TODOS". SEGUNDO O ILUSTRE EDIL "NÃO SE COLOCA UM BRAÇO DE LUZ, HÁ MUITO TEMPO, NA ZONA RURAL" E O CONSÓRCIO COELBA/IBERDROLA ABANDONOU COMPLETAMENTE O CAMPO. LULINHA FALA DE FIXAÇÃO DO CAMPONÊS À SUA TERRA -MÃE ,PROTESTA E REQUER NOVOS INVESTIMENTOS QUE BENEFICIEM O CAMPESINATO .

LULINHA É "RONALDISTA" DE CARTEIRINHA E RECONHECE A PRÉ-CANDIDATURA DO LÍDER FEIRENSE ,VIA DEMOCRATAS E MAIS 11 PARTIDOS, AO PAÇO MUNICIPAL E APROVEITA PARA DECLARAR FIDELIDADE IRRESTRITA AO DEMISTA.

LULINHA JURA QUE VAI COMPARTILHAR O PALANQUE DA COLIGAÇÃO DE FORMA RESPEITOSA E ORGANIZADA E DIZ ACREDITAR QUE EM MARÇO A CANDIDATURA DO DEMISTA GANHARÁ, DEFINITIVAMENTE,AS RUAS DE FEIRA DE SANTANA.
OLDECIR MARQUES

MEMÓRIAS



Esta árvore foi plantada em dezembro de 1991. Cresceu com os meus filhos e com os meus sonhos e desafios ao longo da vida. Ela protege, purifica o ar, dá-nos abrigo e sombra e transforma em energia os excessos de gás carbônico do ar atmosférico. Esta árvore produz inflorescências de odor leve e agradável e é extremamente delicioso poder prová-lo nas primeiras horas da manhã. É notável vê-la atrair os insetos com os seus odores e fazer,assim, desencadear o vital processo de polinização e produção de novas sementes. Multiplica-se e perpetua os desígnios da mãe natureza.

Adoro-a! Que os espíritos a protegam e a renove,sempre!

OLDECIR

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CARROS MOVIDOS A HIDROGÊNIO



OS AUTOMÓVEIS MOVIDOS A HIDROGÊNIO ESTÃO SE TORNANDO REALIDADES EM PAÍSES DESENVOLVIDOS. ÊLES NÃO PRODUZEM CO2(DIÓXIDO DE CARBONO) OU CO(MONÓXIDO DE CARBONO) E ,PORTANTO, NÃO POLUEM. O RESULTADO FINAL DA COMBUSTÃO DO HIDROGÊNIO É ÁGUA PURA E ENERGIA. 1 Kg DE HIDROGÊNIO CUSTA EM TORNO DE R$16,00.ISTO  É  QUATRO VEZES MAIS CARO QUE A GASOLINA DE ORIGEM FÓSSIL. FABRICANTES JAPONESES ACREDITAM QUE, NOS PRÓXIMOS QUINZE ANOS, O CARRO MOVIDO A HIDROGÊNIO SERÁ UTILIZADO DE FORMA HABITUAL.
O PLANETA AGRADECE!

MEIO AMBIENTE

ENERGIA RENOVÁVEL:PRODUZINDO HIDROGÊNIO A PARTIR DO SOL

Publicado
Les plantes vertes utilisent en permanence le Soleil pour transformer l'eau et le gaz carbonique (CO2) en molécules à haute valeur énergétique. (Crédits photo: Dinkum/Creative Commons)
Les plantes vertes utilisent en permanence le Soleil pour transformer l'eau et le gaz carbonique (CO2) en molécules à haute valeur énergétique. (Crédits photo: Dinkum/Creative Commons)
A fonte de energia renouvelable (renovável) mais abundante é,sem dúvida , a energia solar. O sol envia para a Terra uma potencia de 90.000 terawatts(TW) que, se comparado com os 14 TW consumidos no Planeta pela população mundial, deverá continuar a fazê-lo por mais alguns bilhões de anos.Entretanto, em razão de suas características intermitentes e de sua fraca densidade, é fundamental poder estocar e concentrar esta energia solar sob a forma de combustíveis.


Uma das possibilidades mais atraentes é transformá-la em hidrogênio, um combustível limpo (sua combustão produz apenas água), com uma alta densidade de energia (2,7 vezes mais do que o óleo), embora em estado gasoso à temperatura ambiente e pressão, fazendo o seu armazenamento e transporte difícil. Este hidrogênio é então usada para as células de combustível de energia para gerar eletricidade. Existem várias maneiras de obter hidrogênio a partir do sol. A primeira é realizar a eletrólise da água a partir da energia elétrica fornecida por painéis fotovoltaicos. Mas um outro método, inspirado por processos biológicos, pode mudar num futuro mais ou menos próximo, o nosso abastecimento  energético.
A conversão da energia solar em combustíveis é ,com efeito, admiravelmente feita pelo mundo vivo, vegetal notadamente, graças à fotossíntese.As plantas verdes utilizam constantemente o Sol para transformar água e gás carbônico(CO2) em moléculas de carbohidratos ,moléculas com alto valor energético. Elas não são os únicos seres vivos capazes de realizar estas reações. Certos microorganismos, como as algas unicelulares e as cianobactérias, tem a mesma capacidade de realizar a fotólise da água .
Servem-se de energia solar para "quebrar" a molécula de água em oxigênio e hidrogênio. A água não absorve os fótons ou "grãos" de luz do Sol e este verdadeiro "tour de force" se efectua por meio de sistemas moleculares complexos e eficazes para coletar os fótons solares e convertê-los eficazmente, em energia química: o foto-sistema para a oxidação da água em oxigênio e as hidrogenases para a redução da água em hidrogênio. É preciso destacar que estes dois sistemas enzimáticos utilizam metais abundantes como o magnésio, o níquel ou o ferro, como catalizadores, enquanto as pilhas eletrolíticas e as pilhas de combustível, utilizam platina muito cara e pouco abundante na crosta terrestre.Não poderemos pensar numa economia baseada no hidrogênio se não resolvermos o problema dos catalizadores.
Graças ao conhecimento cada vez mais profundo destes mecanismos naturais e ao desenvolvimento espetacular da química "bio-inspirada", bom número de cientistas pensa que a fotossíntese artificial,isto é , a conversão direta da energia solar em combustíveis, por sistemas sintéticos, não naturais, está ao nosso alcance e deve ser desenvolvida. É possível testemunhar várias pesquisas, em grandes centros, em diversos países
Estas pesquisas devem conduzir a dispositivos tecnológicos bastante originais: células fotoeletroquímicas, capazes de produzir hidrogênio unicamente a partir da água e do Sol. É fascinante imaginar um mundo no qual cada um tornar-se-á enrgeticamente autônomo graças à disponibilidade local de " foto-eletrolizadores" e de pilhas a hidrogênio que fornecerão a eletricidade necessária, tendo o Sol como fonte de energia primária, o hidrogênio como vetor energético e a água como fonte de hidrogênio.
AUTOR:Marc Mennessier FOTO: DINKUM-CREATIVE COMMONS
FONTE: LE FIGARO.FR TRADUTOR :OLDECIR MARQUES

MEIO AMBIENTE

PLÁSTICOS QUE POLUEM OS OCEANOS










Créditos das fotos: © Brian Snyder / Reuters / Reuters

A MAIORIA DAS PARTÍCULAS QUE POLUEM OS OCEANOS VEM DA LAVAGEM DE ROUPAS SINTÉTICAS.


Mais de 240 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano no mundo. Uma pequena parte é encontrada nos oceanos em pequenos fragmentos cujo tamanho não excede 1 mm. Eles flutuam na superfície da água ou ficam presos nos sedimentos. Esta poluição tem ocorrido desde os anos 1960, e se amplia cadas vez mais. No ano passado, uma equipe de cientistas europeus estimou que havia cerca de 500 toneladas de plásticos na região do Mediterrâneo, incluindo muitas micropartículas. Os laboratórios da ONU e ao redor do mundo assumiram o caso.
Uma equipe liderada por Richard Thompson, da Universidade de Plymouth (Inglaterra), acaba de fazer uma descoberta inesperada: quase 80% das partículas retidas nos sedimentos são pedaços de fibras sintéticas da indústria têxtil. Em amostras de 18 locais do litoral em seis continentes, encontraram o poliéster (56%), acrílica (23%), polipropileno (7%), polietileno (6%) e fibras de poliamida ( 3%). Em outras palavras, lavando suas roupas os seres humanos poluem os oceanos.Seu trabalho foi publicado online na revista Environmental Science & Technology.
O maior desejo de pesquisadores ingleses era saber o que acontecia em uma máquina de lavar. Lavando-se uma única peça e filtrando-se a água, eles levantaram uma média de 1.900 micropartículas. De acordo com seus cálculos, 100 fibras por litro são liberadas na água de lavagem. Considerando-se a população mundial pode-se imaginar a quantidade de partículas envolvidas. Estações de tratamento de esgoto não podendo conter estas partículas, elas descem os rios e terminam no mar. "Há certamente outras fontes, como têxteis sintéticos, reconhece Mark Anthony Browne, o primeiro autor do estudo, como a fragmentação de sacos de plástico ou partículas presentes em produtos de limpeza. Pesquisas ainda são necessárias, mas os fabricantes de têxteis e especialistas em equipamentos e estações de tratamento devem resolver o problema"
Os consumidores podem colaborar para resolver o problema preferindo roupas de algodão.
As micropartículas de plásticos podem, segundo ele, representar um risco para a vida marinha que pode absorvê-las. Eles podem atrair e carrear substâncias tóxicas, tais como PAHs (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos) e PCBs (bifenilas policloradas).
AUTOR: YVES MISEREY FOTO: REUTERS
FONT: LE FIGARO.FR TRADUTOR:OLDECIR MARQUES

BLOG SAÚDE E MEIO AMBIENTE: MUDANÇAS AMBIENTAIS



VÍDEO PATROCINADO PELO INPE(INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS) E QUE, DE FORMA DIDÁTICA, DESCREVE A CAMADA DE OZÔNIO, DIZ DA SUA IM...

POLÍTICA INTERNACIONAL















CLIQUE E LEIA MAIS:

ATOR GLOBAL FALA SOBRE POLÍTICA DE COTAS RACIAIS

O ator Pedro Cardoso, que interpreta o personagem Agostinho Carrara em A Grande Família, fala da importância das cotas raciais para gerar igualdade na sociedade brasileira. A entrevista foi feita pelo ator Lázaro Ramos para o programa Espelho do Canal Brasil. Carioca da zona sul, Pedro Cardoso é o segundo de seis irmãos de uma família abastada, cujo pai foi um advogado de sucesso. O avô, presidente do Banco do Brasil, e os primos, Ivan Cardoso e Fernando Henrique Cardoso, respectivamente um cineasta de renome e um ex-presidente da República.

FONTE:INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA

FOTOGRAFIA ESPIRITUAL



A história da fotografia guarda um capítulo misterioso e obscuro: as imagens onde supostamente espíritos aparecem junto com os humanos que posam para o fotógrafo. Esse tema tem sido muito debatido desde o início do século passado, e deu origem a histórias muito curiosas, como essa. Confira Continua...

"SE DIRIGIR, NÃO BEBA" ,RECOMENDA DEPUTADA FEIRENSE.





Graça Pimenta solicita mais atenção nas viagens de Réveillon


País deve gastar R$ 14,5 bi com acidentes nas estradas federais

O tráfego nas rodovias que cortam o Estado deve ficar mais intenso por conta dos festejos de Réveillon. Preocupada com as pessoas que irão viajar, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) solicita mais cuidado por parte dos condutores durante as viagens.

“Venho lutando para que os cidadãos tenham melhores condições de trafegabilidade nas rodovias pedagiadas e públicas. Porém o próprio condutor pode tomar cuidados para que as viagens sejam tranquilas. Estar atento às condições mecânicas dos veículos e não utilizar bebidas alcoólicas para viajar são medidas fundamentais para que todos possam chegar bem aos seus destinos e comemorar o Ano Novo”, declara.

Conforme levantamento realizado por um jornal de circulação nacional, o Brasil deve encerrar o ano de 2011 tendo gasto cerca de R$ 14,5 bilhões com acidentes nas estradas federais. De acordo com o estudo, o valor equivale à junção de todos os impostos arrecadados durante o ano no Tocantins, Alagoas, Acre, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Amapá.

A análise, feita com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Polícia Rodoviária Federal, revela que em 2011, até o mês de agosto, os acidentes nas rodovias brasileiras já estavam custando R$ 9,6 bilhões. Comparando os dados coletados neste ano as informações colhidas no mesmo período de 2010, houve crescimento de 4,6% no custo dos acidentes.

Os registros de janeiro a agosto de 2011 nas estradas federais do Brasil revelam que ocorreram 4.768 acidentes com mortes, 43.361 com feridos e 79.430 sem feridos. O país ocupa o 5º lugar no ranking mundial de número de mortes no trânsito.
FONTE: ASSESSORES DA PARLAMENTAR

LOUVÁVEIS E OPORTUNAS AS SUAS RECOMENDAÇÕES SÔBRE CUIDADOS A TOMAR NOS DESLOCAMENTOS DE FIM DE ANO. OS DADOS ESTATÍSTICOS DEMONSTRAM QUE OS ASSESSORES DE S.EXA. ESTÃO A MELHORAR  EM RELAÇÃO A DESEMPENHO. DESEJO-LHE UM FELIZ ANO NÔVO!
OLDECIR MARQUES

ABORTO MAL FEITO É A TERCEIRA CAUSA DE MORTE MATERNA NO BRASIL


Psicóloga, coordenadora geral da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e integrante da Secretaria Nacional da Marcha Mundial das Mulheres, Nalu Faria é um dos nomes mais importantes doBrasil  na questão da luta das mulheres. Feminista e anticapitalista, ela discute, em excelente entrevista publicada pela revista Caros Amigos, as principais bandeiras do movimento de mulheres no país, como violência doméstica, equiparação salarial, luta contra o machismo e o direito ao aborto. A falta de atendimento médico e hospitalar adequado tem sido responsávelpela morte de mais de 500 mulheres por ano no Brasil, devido a abortos clandestinos. São mortes que poderiam ser evitadas. O assunto é recolocado na perspectiva da luta histórica da sociedade, diferentemente das distorções que sofreu no último processo eleitoral. Vale a pena conferir o que Nalu Faria tem a nos contar.

CLIQUE E leia mais:

SENADO URUGUAIO APROVA NOVA LEI DO ABORTO

O Senado do Uruguai aprovou  terça-feira (27/12), na última sessão do ano, o projeto de lei que legaliza o aborto nas primeiras 12 semanas de gestação. A medida agora segue para a Câmara dos Deputados. O atual presidente do Uruguai, José Mujica, já declarou que não usará sua possibilidade de veto nesta matéria.

O projeto de lei foi aprovado por 17 dos 31 senadores presentes, em sua maioria da Frente Ampla e um voto de um senador do Partido Nacional, de oposição. O debate durou nove horas. "A lei vigente é ineficaz, discriminatória e injusta, por que algumas (mulheres) podem levar adiante suas decisões e outras, não", disse a senadora Mónica Xavier, de acordo com a agência France Presse.

FONTE:PRAGMATISMO POLÍTICO

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

TRABALHANDO EM CASA - ENTREVISTA COM ZÉ RONALDO NA POVO



Defendo a construção de BLOGS por todos os pré-candidatos do PPS e estendo este raciocínio a todos os pré-candidatos de todos os partidos que comporão a coligação que apoiará o nosso futuro candidato a prefeito.
Não temos , ainda,  uma confirmação e uma declaração de aceitação do nosso mais provável pré-candidato, considerando-se que, do ponto de vista legal, só é possível ser candidato a partir da homologação através de uma Convenção Partidária. Tenhamos paciência!
Voltando á questão dos blogs tomemos  como exemplo, esta entrevista. Acordei preguiçoso após uma gostosa noite de sono e resolvi gravar e transformar em áudio-vídeo esta conversa sobre política e candidaturas. De forma simples, usando um primitivo Nokia N70,consegui gerar um arquivo que já está no You Tube e que pode ser transformado em postagem que pode ser multiplicada por milhares de vezes bastando para tanto, que se faça uma incorporação de um simples código.
Imagine, agora, se uma centena de BLOGS, ligados a um partido ou partidos, puserem-se a repicar estas postagens. Será formada uma rede extremamente importante do ponto de vista de formação de opinião e de divulgação de idéias. Vou lutar junto aos meus camaradas socialistas que construam seus blogs e operacionalizem propaganda e publicidade política nas redes sociais. 
Objetivamente,já temos um professor de Informática, que não vai cobrar nada ao Partido, e que no dia 14/01/2012 estará , na  nossa sede ,a proferir orientação para operacionalizar e transformar em realidade esta nossa idéia.

Quanto à entrevista decorreu sem grandes novidades e de forma amena. Uma entrevista sob influência de eflúvios natalinos e com algumas críticas ao Governo Estadual,já bastante conhecidas . Nada de novo sob o sol!
Vamos pr'á frente! Nós temos um grande candidato, altamente competitivo, que nos conduzirá aos braços da vitória.

OLDECIR MARQUES

FERNANDO TORRES E RIBEIRO ANIVERSARIAM SOB A PROTEÇÃO DE SÃO JUDAS TADEU

O deputado federal Fernando Torres (DEM) e o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Antônio Francisco Neto (PDT), conhecido como Ribeiro, fazem aniversário nesta quarta-feira (28), dia dedicado pela Igreja Católica às comemorações do santo das causas difíceis e protetor dos hospitais e do Flamengo, São Judas Tadeu, irmão de S.Tiago e um dos discípulos do Mestre de Nazaré. Como é fácil perceber ,ambos são afeitos a grandes desafios e ao envolvimento com as massas populares. O deputado Torres é bem jovem e tem uma estrada longa a percorrer no mundo político. Admitindo-se que São Judas Tadeu o protege como empresário, certamente o protegerá na sua árdua caminhada como futuro executivo político, considerando que êle já anunciou sua candidatura a Prefeito de Feira de Santana em 2016 . As relíquias de São Judas Tadeu encontram-se em Roma, na Basílica de São Pedro e são visitadas.anualmente, por seus fiéis e seguidores.(oldecir)

As comemorações começaram com cafés da manhã no restaurante Kilogril e na Câmara Municipal, respectivamente. O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) esteve em ambas as festas para parabenizar e abraçar os aniversariantes.

“Tenho o prazer de privar da amizade de Fernando já há um bom tempo. Uma amizade que afinamos com uma convivência sadia e que ficou mais próxima na eleição passada. Feira o elegeu como deputado federal e ele sabe dignificar o voto de cada feirense”, afirmou Geilson.

Fernando Torres agradeceu as palavras e aproveitou para desejar sucesso ao deputado estadual e também radialista no programa Jornal Transamérica, que estréia na nova Transamérica FM- 99,5, na próxima segunda-feira, 2 de janeiro.

Sobre Ribeiro, Geilson relembrou que trabalhava na Câmara Municipal no início da trajetória do vereador e que este sempre demonstrou que chegaria longe. “Ribeiro é uma figura extraordinária. Ele sempre quis chegar à presidência da Câmara e a sua trajetória possibilitou isso”, frisou.

O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (PDT), o vice-prefeito Paulo Aquino (DEM), o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), vereadores e secretários também participaram das comemorações.


Orisa Gomes(Assessora)/Oldecir Marques
Fotos:Internet/Vídeo:Acorda Cidade.

"POLÍTICA É A ARTE DE TENTAR ENGOLIR SAPOS!"





































Projetos sociais não receberão mais fundos europeus. Estaria o Brasil preparado para isso?


A Europa revê sua política externa e decide acabar com projetos sociais, de educação e meio ambiente no Brasil. A partir de 2014, o País não receberá mais fundos de ajuda ao desenvolvimento do bloco europeu. Se parte da explicação é o problema da dívida da UE, o que Bruxelas quer de fato é mandar um forte recado: já não considera o Brasil um país pobre e quer uma mudança radical na relação.
A decisão foi tomada com base em um princípio simples: o País que afirma ser a sexta maior economia do mundo em 2012 e já concorre com os europeus em vários setores não tem por que continuar a receber ajuda e deve assumir suas responsabilidades. Para representantes de Ongs, a decisão da UE é "equivocada".
No total, 19 emergentes, como China e Índia, serão excluídos dos programas de desenvolvimento do bloco europeu. A meta é utilizar os recursos para ajudar apenas países mais pobres, como Haiti, Libéria ou Laos.
No caso do Brasil, a UE destinou entre 2007 e 2013 61 milhões para projetos de cooperação. Há quatro anos, quando o dinheiro foi autorizado, Bruxelas considerava que as desigualdades no Brasil ainda justificavam as medidas. Em um documento de 2007 para justificar os gastos no Brasil, o bloco ainda dizia que os desafios enfrentados pelo País eram significantes, inclusive na proteção ambiental.
Naquele ano, Bruxelas concordou em destinar 42 milhões a projetos de aproximação com o Brasil. Desse total, 30 milhões seriam destinados a bolsas para o intercâmbio de estudantes brasileiros na UE. Mas essa ajuda secará depois de 2014. Para a proteção ambiental, a UE destina até 2013 18 milhões. Mas, com a posição da chanceler Angela Merkel de que o Brasil deve limitar suas emissões de CO2 da mesma forma que os países ricos, a ajuda já não faria sentido.
Parte do problema é de caixa, já que o bloco enfrenta pressões para equilibrar seu orçamento. Mas a motivação política é o que explica a decisão. Para o comissário de Desenvolvimento da UE, Andris Piebalgs, a mudança no destino dos fundos revela uma vontade de "mudar nossas relações com os grandes países emergentes".
A decisão foi tomada no âmbito da revisão da política externa da UE, que considera que as potências emergentes já rivalizam com a Europa no cenário global.
A UE é um dos maiores doadores do mundo, com 11 bilhões por ano. O volume não deve cair, mas o dinheiro para os Brics vai secar. Os sul-africanos recebiam 980 milhões da UE e, partir de 2014, estarão fora das prioridades. O mesmo ocorrerá com os 470 milhões para a Índia e os 170 milhões para China.
No caso do Brasil, o volume não é considerado significativo. Mas diplomatas apontam que o fim da ajuda tem um simbolismo importante. Se o Brasil quer ser tratado como um país grande, isso significa que o governo deve assumir suas responsabilidades, internas e externas.
A decisão anunciada ontem foi duramente criticada por agências de cooperação, que acusam a UE de fazer política com a ajuda ao desenvolvimento. "A UE precisa garantir que a ajuda está sendo dada à população mais pobre", disse Sarah Kristine Johansen, da Concord, entidade que representa 1,6 mil Ongs. Segundo ela, usar dados macroeconômicos não mostra a realidade da pobreza em alguns países.
Fonte: Estadão
ENVIADO POR INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA

GOVERNO DILMA RESERVA 3% DAS UNIDADES HABITACIONAIS DO MINHA CASA PARA IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS

Portaria do Ministério das Cidades publicada hoje (27) no Diário Oficial da União traz novas regras de priorização e seleção de beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. Uma das principais mudanças é a indicação de percentual mínimo das unidades habitacionais para idosos e pessoas com deficiências e suas famílias.
A portaria prevê que 3% das unidades habitacionais de cada empreendimento sejam reservadas a idosos. O mesmo percentual deve ser destinado a pessoas com deficiências ou suas famílias, “na ausência de percentual superior fixado em legislação municipal ou estadual”. As unidades reservadas que não forem ocupadas por falta de candidato idoso ou pessoa com deficiência serão destinadas aos demais participantes.
O novo texto retira ainda exigência de que os candidatos tenham renda familiar mensal bruta de até R$ 1.395,00. A seleção será feita entre os inscritos nos cadastros habitacionais do Distrito Federal, estados e municípios. Determina, também, que “a indicação dos candidatos será realizada, preferencialmente, pelo Distrito Federal ou município onde será executado o empreendimento”. O estado poderá promover a indicação quando for o responsável pelas contrapartidas aportadas ou nos casos em que o município não possua cadastro habitacional consolidado.

LEIA MAIS:


http://blog.planalto.gov.br/novas-regras-do-minha-casa-minha-vida-preveem-unidades-para-idosos-e-pessoas-com-deficiencia/

REDE CEGONHA INVESTE EM PREVENÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

Medida Provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada hoje (27) no Diário Oficial da União cria um sistema de monitoramento universal das gestantes para a prevenção da mortalidade materna no país. Garante, ainda, auxílio financeiro para o deslocamento destas mulheres às consultas pré-natal e à unidade de saúde onde será realizado o parto. Os benefícios estão inseridos na estratégia Rede Cegonha, lançada no início do ano pela presidenta com o objetivo de ampliar, qualificar e humanizar a assistência oferecida às gestantes e aos bebês nas unidades do Sistema Único de Saúde.
MP 557 determina, ainda, que todo estabelecimento de saúde que realize acompanhamento pré-natal e preste assistência ao parto e ao pós-parto crie uma comissão de cadastro, vigilância e acompanhamento das gestantes de risco. Essas comissões serão responsáveis por manter atualizadas as informações cadastrais de todas as gestantes atendidas pela referida unidade de saúde.


COMENTÁRIO
Destaca-se nesta excelente medida o Art.10 que autoriza a União a conceder benefício financeiro de até R$50,00 para gestantes de risco,para fazer frente a deslocamentos. É uma espécie de Vale -Transporte para gestantes de risco(Oldecir)

O problema para milhares de Hospitais espalhados pelo território nacional será conciliar a inexistência de serviços de pré-natal com os pré-requisitos do Rede Cegonha. O Governo Federal vincula o repasse destes recursos para as Instituições que dão assistência Pré-Natal.
Infelizmente, desde o ano de 2007-ainda no Governo José Ronaldo- o Serviço de Pré-Natal do Hospital Inácia Pinto dos Santos foi literalmente liquidado para ajustar-se aos interesses das Cooperativas e , embora exista Contrato prevendo a assistência pré-natal neste nosocômio, ela não é efetivamente realizada e o atual Governo nada fez ,até o presente momento, para reorganizar um Serviço de Pré-Natal no Hospital Inácia Pinto.

Como o Hospital Inácia Pinto criará um  Cadastro de Gestantes de Alto Risco?
O atendimento às Gestantes de Alto Risco é realizado nesta Instituição Pública desde a sua fundação. 

Como ter acesso, de forma legal e dentro do epírito da MP557, aos recursos federais disponibilizados pelo Governo Dilma?

Porque o atual Governo não cria um forte e dinâmico Serviço de Pré-Natal no Hospital Inácia Pinto, o Hospital da Mulher?
OLDECIR MARQUES

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A SOCIEDADE ESTÁ COM A MINISTRA ELIANA CALMON

O Ministro Marco Aurélio de Mello contestou, em decisão liminar, os poderes do Conselho Nacional de Justiça, exatamente no último dia de trabalho normal do STF, antes do recesso de fim de ano. Se o Ministro, conhecido por suas resoluções inusitadas, escolheu esta véspera de Natal, terá tido suas razões. Em política – e é de política que se trata, porque tudo é política – não há coincidências. Há circunstâncias. Só o ministro sabe quais são as suas, e todas as especulações se fazem ociosas.
Sua excelência é daqueles magistrados que não se escondem das luzes. É de seu costume opinar sobre todas as coisas, e nisso não está só no mais alto tribunal do país. O mundo mudou, estamos na época em que todos desejam comunicar-se com todos, e a nova Babel se ergue em tijolos de quilobaites. Houve um tempo em que os juízes só se manifestavam nos autos. É certo que em todos os tempos e em todos os lugares, o ato de julgar tem sido difícil. Os juízes não são infalíveis. Nada há de perfeito no mundo, e por mais isentos queiram ser os magistrados, eles são feitos do mesmo barro de que se fazem os outros homens. De qualquer forma, com seus erros, quando os há, e seus acertos, que são mais importantes, a sociedade precisa de juízes e de tribunais. Deles não pode prescindir.
O que faz democráticas as sociedades é o sistema de múltiplo controle de seus membros e de suas instituições. A consciência da vida, de que só os seres humanos são dotados, reclama regras de convivência e sua observância, ou seja, as leis. Os homicídios, por exemplo, devem ser punidos, para impedir que o instinto de répteis, que ainda atua no fundo do cérebro, prevaleça. Em 2007, segundo dados oficiais, havia 90.000 casos de homicídios não resolvidos, ou seja, sem punição para os seus autores.  Em conseqüência da ineficácia da polícia e da morosidade da justiça, somos um dos países mais inseguros do mundo. Os que furtam para comer – e os códigos penais de quase todos os países civilizados aceitam a condição atenuante – devem ser perdoados, o que não tem ocorrido aqui. O direito à vida é anterior ao direito à propriedade, como os princípios éticos reconhecem.
Os julgamentos não são equações matemáticas, em que para tais e quais fatores só pode haver uma conclusão (embora haja teorias que admitem mais de uma resposta, ou nenhuma resposta, para alguns problemas). Os juizes são pessoas que julgam atos pessoais, e julgam com seus próprios instrumentos intelectuais e éticos. A balança pode ser precisa, mas os pesos, como sabemos, costumam variar. E chegamos a uma penosa conclusão: a de que há juízes que cometem atos ilícitos. No passado, era quase impossível conhecer seus desvios e puni-los, mas nos últimos anos alguns deles foram denunciados, indiciados, processados e condenados.
Todos sabemos que há conflito entre a Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e alguns membros do Supremo Tribunal Federal, entre eles o Ministro Marco Aurélio, a propósito do Conselho Nacional de Justiça. É normal – e até desejável – que os altos magistrados brasileiros divirjam: na justiça, como em todas as outras atividades humanas, toda ortodoxia, todos os dogmas – mesmo os tidos como clássicos em Direito – merecem ser vistos com  sábio ceticismo. O conhecimento – e nele se reúnem os do saber jurídico, o dos fatos em si, o do peso das circunstâncias – é sempre uma possibilidade, jamais uma certeza. Todos os juízes, diante dos autos, são acometidos da razão socrática: sabem que conhecem pouco do que vão julgar. Antes de uma decisão, os bons juízes refletem muito, apelam para a razão e, aqueles que nele crêem, suplicam pela ajuda de Deus.
Mas é preciso que haja instituições que zelem pela retidão dos juízes. Que o juiz se equivoque, por falta de informações completas, ou por não encontrar a relação do delito com as leis penais, não o faz passível de reparos ou punição. O que os torna delinqüentes é o dolo. Para os equívocos existem as instâncias de apelação, mas, para o comportamento doloso, devem atuar órgãos como o Conselho Nacional de Justiça. O CNJ é composto por magistrados escolhidos, em sua maioria, pelos tribunais e, em minoria, pela OAB e pelo Parlamento. Em sua composição, de 15 membros, todos são profissionais do Direito, com a exceção de “dois cidadãos”, de notório saber jurídico e reputação ilibada, conforme o artigo 102-B, da Constituição.
Os juízes, mediante sua associação corporativa, contestam esse poder do CNJ – e preferem que o órgão não avoque o exame das denúncias, antes que elas sejam investigadas no âmbito do tribunal em que ocorram. Trata-se de uma posição corporativa, que não deve prevalecer. É preciso que haja  instituição distanciada das relações pessoais com os acusados, para que o exame dos atos imputados se faça com a imparcialidade possível, ainda que sujeita à condição humana dos investigadores e julgadores.
Se a sociedade for consultada, ela dirá que, sim, que é preciso que os juízes sejam fiscalizados e investigados e, se for o caso, processados. Nesse caso, não há dúvida de que a opinião nacional está com a Ministra Eliana Calmon. 
BLOG DO JORNALISTA MAURO SANTAYANA