"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 9 de janeiro de 2011

SINAL DE BANDL-FROMMEL(DISTENSÃO DO SEGMENTO UTERINO)



Fiz uma filmagem muito rápida do abdome da nossa paciente real mas sem nome, um ser humano que, após algumas horas de trabalho de parto, começou a apresentar distensão do segmento uterino inferior e, à apreciação dos obstetras que compunham a equipe, o sinal de Bandl-Frommel. Sou um anestesista feliz, mas admito ser um obstetra cujo programa de formação técnica foi interrompido por uma celébre inteligência bahiana que era o manda chuva do processo de seleção de médicos residentes na década de 80( fiz provas para residência em 1986 e fui aprovado em Cirurgia -9° lugar e fui ejetado para o 14° lugar pelas celebridades da época que favoreciam os alunos da Escola Federal, que realizavam o pré-requisito Estágio Rotatório em detrimento dos alunos da Escola Bahiana, que não o realizavam. Assim, fui ejetado para o 14° lugar e perdi vaga na seleção de Cirurgia Geral embora tivesse me submetido a um sério programa de cirurgia Ginecológica no Hospital Aristides Maltez. Não fiquei frustrado. Fiquei aborrecido. Logo a seguir conquistei a 1° colocação no Hospital das Clínicas, no Serviço de Anestesiologia do Professor Valdir Medrado. Tornei-me Anestesiologista e passei maior parte do tempo dando assistência a Gestantes. Nunca faltei a um só plantão em 25 anos de atividade médica e já realizei mais de setenta mil anestesias. Ficou a integração com os aspectos cirúrgicos da Obstetrícia e procuro registrá-los com o intuito de criar uma memória fotográfica e filmográfica que possa ser útil aos aficcionados da Obstetrícia. Assim, este curtíssimo filme, captura o Sinal de Bandl que prenuncia iminência de rotura uterina. Considerando, que o nosso querido Hospital da Mulher mantem uma equipe completa de plantão, todos os dias, inclusive com Anestesiologista, torna-se relativamente fácil evitar uma catastrófica rotura. Esta paciente foi operada com sucesso e observamos associação com moderado descolamento prematuro da placenta. Ajudamos a salvar mãe e feto. OLDECIR MARQUES.

CLIQUE NESTE LINK E VEJA RICOS DETALHES SÔBRE ROTURA UTERINA

O VÍDEO É DO ARQUIVO FILMOGRÁFICO DO BLOG SAÚDE E CIDADANIA
OBSERVE O ANEL QUE SE FORMA NA REGIÃO UMBILICAL CONFIGURANDO UMA IMAGEM SEMELHANTE A UM OITO( ACEITO CRÍTICAS E SUGESTÕES)
SÃO SETE SEGUNDOS DE FILMAGEM . ELA JÁ ESTÁ ANESTESIADA (RAQUIANESTESIA), O FETO ESTÁ VIVO E SERÁ RESGATADO PELO OBSTETRA EM MENOS DE HUM MINUTO, NUM TEMPO TOTAL DE 10 A 12 MINUTOS DE CIRURGIA. OLDECIR MARQUES

video

Um comentário:

  1. Muito bom vídeo. Orientação importante àqueles que não têm a oportunidade de presenciar um caso semelhante.
    Muito Obrigado!

    D Sheldom M Ribeiro
    Lisboa Portugal.
    camelot51@hotmail.com

    ResponderExcluir