"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 15 de janeiro de 2011

CIÈNCIA E SAÚDE

15/01/2009 - 15:53:13

HISTOLOGIA PREDIZ SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA INVASIVO
Por outro lado, não foram identificadas diferenças quanto à sobrevida livre de doença, segundo artigo publicado nos Archives of Gynecology and Obstetrics. Ao todo, pesquisa analisou dados de 2.058 pacientes com câncer de mama invasivo ductal e lobular.


Estudo alemão concluiu que pacientes com câncer de mama lobular invasivo apresentam sobrevida global significativamente melhor do que aqueles com o câncer ductal na mesma região. Por outro lado, os autores da pesquisa não identificaram diferenças significativas entre os dois tipos de câncer no que diz respeito à sobrevida livre de doença. De acordo com artigo publicado na edição de janeiro dos Archives of Gynecology and Obstetrics, as informações disponíveis até o momento sobre o assunto eram controversas e os resultados contribuem para o entendimento da questão.

Conduzida por pesquisadores do departamento de ginecologia e obstetrícia do hospital universitário de Munique (Alemanha), a pesquisa analisou os dados de 5.689 mulheres com câncer de mama invasivo. “Com o objetivo de focar no impacto da histologia do tumor, foram excluídos todos os pacientes com metástase primária e os pacientes submetidos a quimioterapia adjuvante ou tratamento anti-hormonal. Foram incluídos apenas pacientes com histologias mostrando invasão lobular ou ductal puras”, explicam Darius Dian e colegas, autores do estudo, no texto.

Os resultados confirmaram que a histologia do tumor das 2.058 pacientes incluídas no estudo era um fator prognóstico (indicativo do curso da doença) independente para sobrevida global no câncer de mama, embora o mesmo não fosse válido para a sobrevida livre de doença. Segundo o artigo, as análises realizadas mostraram que os paciente com câncer de mama lobular invasivo apresentavam uma sobrevida global significativamente melhor do que aqueles com um tumor ductal invasivo também na mama.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)


Nenhum comentário:

Postar um comentário