"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 29 de janeiro de 2011

DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE

DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE REFORÇA A LUTA CONTRA O PRECONCEITO E O ESTIGMA

A Hanseníase é 100% curável com um tratamento simples, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúder

Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz
O Ambulatório Souza Araújo atende a cerca de 750 pessoas mensalmente
O Ambulatório Souza Araújo atende a cerca de 750 pessoas mensalmente

O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, no próximo domingo (30/1), é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento da hanseníase e reforçar a luta contra o preconceito que envolve a doença, que é 100% curável com um tratamento simples, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Centro de Referência Nacional para o Ministério da Saúde na área, o Ambulatório Souza Araújo de atendimento à hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atende a aproximadamente 750 pacientes mensalmente e foi um dos centros pioneiros na adoção da poliquimioterapia no Brasil, ainda no final da década de 1980, quando o tratamento passou a ser indicado como protocolo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A unidade conta com uma equipe multiprofissional, formada por dermatologistas, neurologistas, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além da assistência aos pacientes, o ambulatório também desenvolve pesquisas clínicas. Os resultados obtidos são divulgados em reuniões nacionais e internacionais, contribuindo com o programa de controle da doença.

" Apesar dos avanços da ciência em relação aos cuidados em hanseníase, infelizmente, percebemos, por meio dos relatos dos pacientes, que o preconceito ainda persiste no inconsciente coletivo, devido a doença estar associada a carga cultural negativa, relacionada à culpa, pecado e segregação" , explica o médico do Ambulatório Souza Araújo José Augusto da Costa Nery. " A questão cultural permeia tanto o imaginário da sociedade em geral, quanto das pessoas acometidas, persistindo algumas dúvidas sobre a cura de fato, principalmente em pacientes que tem sua aparência comprometida pela doença" , lamenta o especialista.

No Ambulatório Souza Araújo os pacientes são conscientizados de que podem levar uma vida normal, já que a doença deixa de ser transmitida com o início do tratamento. " Considerando as peculiaridades da doença e as possíveis repercussões negativas na vida do paciente, nossa equipe busca desenvolver um trabalho de acolhimento pautado no respeito a singularidade de cada um, visando minimizar o preconceito cultural e reforçar a autoestima dos pacientes para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida" , observa a assistente social do Ambulatório Souza Araújo, Rita Maria de Oliveira Pereira.

Outro aspecto importante do trabalho é a inclusão dos amigos próximos e familiares dos pacientes, os chamados comunicantes: pela convivência, eles são suscetíveis à infecção, que precisa de contatos estreitos e continuados para ser transmitida. " No Ambulatório Souza Araújo fazemos semanalmente reuniões com os comunicantes. Abordamos diferentes aspectos da doença como primeiros sinais e sintomas, formas de contágio, tipos de tratamento, possíveis complicações e sequelas, autocuidados e direitos e deveres dos portadores de hanseníase" , conta a assistente social. " Além disso, ressaltamos que o paciente pode e deve permanecer no seu convívio familiar, profissional e social. Reforçamos ainda a importância do apoio familiar para ajudá-lo no enfrentamento da doença" , completa. Os comunicantes também realizam exames para daignosticar precocemente a doença.

O Ambulatório Souza Araújo atua vinculado ao Laboratório de Hanseníase do IOC, estruturado em 1976, quando o então Instituto de Leprologia do Ministério da Saúde foi absorvido pelo Instituto. Desde então, o ambulatório alia o avanço do conhecimento científico à promoção da saúde da população. Assim, a partir dos casos acompanhados no serviço de ambulatório, são realizadas pesquisas de caráter clínico, epidemiológico e laboratorial, sempre com o consentimento livre e voluntário do paciente.

Fonte: FIOCRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário