"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 30 de janeiro de 2011

A MARCHA DA REVOLUÇÃO SOCIAL NO EGITO


Quando os tanques russos invadiram Praga em maio de 1968 (Primavera de Praga), eu estava na Universidade Federal da Bahia e sonhava com uma sociedade mais justa e melhor. As informações eram veiculadas para os países do auto-denominado mundo livre, com enormes dificuldades. As cenas da invasão foram imortalizadas no filme A Insustentável Leveza do Ser estrelado por Daniel Day Lewis e Juliette Binoche.Hoje, graças à Internet não há quase nada que ocorra no mundo que não venhamos a saber com um simples clique, um simples toque. As barreiras de comunicação são cada vez menores e o tempo de vida das ditaduras e regimes autoritários tem diminuido bastante, embora alguns estados nacionais ainda se mantenham fechados. Esta sequência fotográfica mostra a situação atual no Cairo, Egito.Vê-se que o povo, indiferente aos reclamos dos militares, permanece mobilizado e ocupando as ruas. O Presidente Mubarack acena com mudanças. Cidadãos morrem no conflito, entretanto , a luta popular, liderada pela Irmandade Islâmica, continua. A presença de jovens nas ruas é expressiva. A liberdade está conduzindo o povo nas ruas do Cairo.As idéias de liberdade, igualdade e fraternidade, estão sempre presentes nas mentes e nos corações dos homens e mulheres num planeta tornado cada vez mais globalizado.Os cidadãos, em todos os rincões do globo terrestre, se organizam e lutam contra a opressão.Desejo sucesso aos cidadãos egípcios. Não será possível acompanhar a sequência de fotos com um clique único. O primeiro clique vai conduzí-lo ao site do Le figaro.fr . Aí então você verá a sequência como slides. As frases em francês são de fácil compreensão.Pode-se apelar, também, para o Tradutor Google. As distâncias entre os seres humanos estão a cada novo amanhecer, bastante reduzidas. Com o Sistema Google TV que introduz a Internet na sua televisão , e com os tradutores simultâneos já existentes, tornar-se-á fácil interagir com o Planeta Terra.Peço-lhe desculpas por minha inabilidade em trabalhos digitais. Estou me esforçando e me superando. Muito em breve minhas redes neuronais expandir-se-ão. OLDECIR MARQUES.

EM FOTOS - Os egípcios continuaram a ocupar as ruas domingo no Cairo, onde a situação é cada vez mais tensa. A capital egípcia, ainda sujeita ao toque de recolher obrigatório, está ocupada pelos militares.

À l'aéroport du Caire, la confusion régnait: des hordes de touristes, d'expatriés et d’Égyptiens angoissés tentent à tout prix de quitter le pays.
No aeroporto de Cairo, a confusão reinou: grupos de turistas, estrangeiros e egípcios estavam ansiosos e tentavam,a todo custo deixar o país. AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário