"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 15 de janeiro de 2011

FDA RECONHECE DANOS HEPÁTICOS DO PARACETAMOL

Estrutura química de Paracetamol

A agência(Food and Drugs Administration )quer que os fabricantes incorporem mensagem de alerta nos rótulos e que a dose de um comprimido seja limitada a 325 mg






Comprimidos do medicamento genéricoParacetamol disponível no Brasil.

O Food And Drugs Administration (FDA), órgão que controla os medicamentos nos Estados Unidos, informou que os remédios com o princípio ativo paracetamol (acetaminofeno), substância presente em analgésicos como o Tylenol, devem alertar consumidores para possíveis danos ao fígado.

A agência quer que os fabricantes incorporem mensagem de alerta nos rótulos e que a dose de um comprimido seja limitada a 325 miligramas, que reduziriam os riscos hepáticos.

De acordo com Sandra Kweder, vice-diretora do gabinete de novos medicamentos da FDA, as mudanças são para os analgésicos combinados de prescrição médica como Percocet, Vicodin e Tylenol com codeína e não se aplicam aos medicamentos sem receita médica.

As overdoses de produtos combinados de prescrição médica que contêm acetaminofeno são responsáveis por quase a metade de todos os casos de dano ao fígado vinculado ao acetaminofeno nos Estados Unidos, muitos dos quais resultam em transplante de fígado ou morte.

A agência também advertiu sobre o perigo de ingerir álcool combinado com acetaminofeno, que já se sabe há muito tempo que afeta o fígado.

ISaúde.net
Trata-se de fármaco muito utilizado como analgésico e antipirético.Foi indicado como droga preferencial no combate aos sintomas da dengue, entretanto, devido aos danos hepáticos que pode desencadear, vem sofrendo algumas restrições de uso. Contudo, mais importante é ter informações precisas sôbre o fármaco e utilizá-lo de modo correto.
Leia mais clicando neste link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Paracetamol

Nenhum comentário:

Postar um comentário