"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SETOR SAÚDE GERA 2.8 MILHÕES DE EMPREGOS NO SEMESTRE, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Segundo a OIT, enquanto o segmento gerou 2,8 mi de postos, construção e indústria perderam mais de 5 milhões

Genebra - A OIT (Organização Internacional do Trabalho) advertiu ontem que a recuperação do emprego no primeiro semestre de 2010 foi desigual nos diferentes setores e destacou que a área de saúde foi a responsável pela criação de mais postos de trabalho.

Enquanto este setor gerou quase 2,8 milhões de empregos no semestre, os de construção e indústria manufatureira perderam, no total, mais de 5 milhões de postos de trabalho, em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados constam em um relatório publicado ontem pela OIT que analisa 13 setores trabalhistas em 51 países ricos e em desenvolvimento.

Segundo o documento, "a economia mundial parece ter ingressado em uma fase na qual a divergência e volatilidade de vários mercados trabalhistas aumentaram de maneira significativa". Além disso, "continua existindo uma grande incerteza sobre a estabilidade da recuperação", disse Elizabeth Tinoco, diretora do departamento de atividades setoriais da OIT.

"Estas tendências também foram observadas em diferentes setores e variam de país para país. Elas existem não só nas nações desenvolvidas, mas também em economias emergentes fortes, como China, África do Sul e Brasil", ressaltou.

Além de uma perda líquida dos postos de trabalho na construção e na indústria manufatureira, o relatório da OIT revela que a recuperação progride lentamente no setor de comércio atacadista e varejista, assim como no de transportes, armazenamento e comunicações.

Estes setores continuam dependendo em grande medida da volatilidade tanto dos mercados nacionais quanto da exportação, assim como da intermediação financeira, destaca o texto. No mundo, os níveis de emprego no primeiro trimestre de 2010 estavam 1,4% abaixo dos do mesmo período de 2009, e melhoraram um pouco no segundo trimestre deste ano.

No entanto, nem todos os setores estão perdendo empregos, já que, além da área de saúde, administração pública e educação continuaram crescendo
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário