"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A LINHA DE FRENTE, O NÚCLEO DURO DILMISTA, O EIXO, AS FIGURAS EMBLEMÁTICAS.SINTONIA DIFERE DE DEPENDÊNCIA.DILMA COMEÇA BEM!

Dilma define cinco nomes do PT e quer manter Mantega e Meirelles

Posted: 18 Nov 2010 09:51 PM PST


Maria Lima, Gerson Camarotti e Martha Beck, O Globo

“Além da permanência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, acertada na viagem de volta da Coreia do Sul, a presidente eleita Dilma Rousseff já definiu que pelo menos outros cinco nomes do PT vão integrar a linha de frente de seu governo, com cargos de ministros. Conforme informa a jornalista Miriam Leitão em sua coluna desta sexta-feira, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também foi convidado para permanecer no cargo. A jornalista informa que, segundo fontes do governo, o convite não foi feito em caráter provisório, de ficar só alguns meses. A conversa está em andamento, ele está inclusive fora do país, mas Meirelles só permanecerá se tiver garantias de ter a mesma autonomia que teve nos oito anos do governo Lula.

Em encontro de mais de duas horas nesta quinta-feira na Granja do Torto, Dilma e Mantega discutiram nomes para o segundo escalão da Fazenda. Na lista dos petistas já com cargos assegurados no novo governo estão o deputado Antonio Palocci (PT-SP), que vai ocupar função de destaque no Palácio do Planalto, e o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que também irá para o Planalto. O deputado José Eduardo Cardozo (SP) será ministro da Justiça. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho serão ministros, mas sem pastas ainda definidas.

Esse núcleo duro do governo Dilma foi construído em sintonia com o presidente Lula, na semana passada, quando ainda estavam na Coreia do Sul, junto com Mantega, para a reunião de cúpula do G-20.
E também esta semana em um encontro de mais de três horas no Palácio da Alvorada, do qual também participou Palocci. Embora nem todos os cargos estejam definidos, esses nomes já foram escolhidos.

Pela primeira vez, três semanas depois da eleição, Dilma disse a interlocutores que Palocci vai acompanhá-la no Planalto. Não há mais resistências ao nome dele, que chegou a ser visto no primeiro momento como uma possibilidade de "sombra" para a presidente eleita. Ainda não há definição do cargo de Palocci, mas pode ser o comando da Secretaria Geral da Presidência.”
Matéria Completa, ::Aqui::

OCDE prevê dois anos de forte expansão para o Brasil

Posted: 18 Nov 2010 08:36 AM PST

A economia brasileira deverá continuar registrando uma forte expansão nos próximos dois anos, mas o país poderá ter uma inflação mais alta do que a prevista, afirma a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório divulgado nesta quinta-feira.

Daniela Fernandes, BBC Brasil

No estudo Perspectivas Econômicas da OCDE, publicado semestralmente e que analisa as principais tendências mundiais para os próximos dois anos, a organização nota que a economia mundial “continua se reerguendo, mas os progressos se tornaram mais hesitantes”.

“O crescimento, bem mais dinâmico nos mercados emergentes, permanece fraco e desigual na maior parte dos países da OCDE”, diz a organização.

A organização acrescenta que, apesar da previsão de expansão, o Brasil - que não é membro da OCDE - permanece “vulnerável” à eventual desaceleração do crescimento na China e nos países ricos.

A OCDE, que agrupa a maioria dos países considerados desenvolvidos, afirma que a retomada do crescimento econômico mundial continua, mas em um ritmo mais lento no curto prazo.

Explosão do consumo

Segundo as previsões da organização, após uma desaceleração momentânea a partir do segundo trimestre deste ano, o PIB do Brasil deverá registrar em 2010 um aumento de 7,5%, graças ao forte consumo interno, que “explodiu” no período que antecedeu as eleições presidenciais.

O lançamento de grandes projetos de infraestrutura deve contribuir para estimular novamente as taxas de crescimento nos próximos anos.

Em 2011, a economia brasileira deverá crescer 4,3% e, em 2012, o aumento deverá ser de 5%, prevê a OCDE.

Para a OCDE, o PIB americano deverá crescer 2,7% em 2010 e 2,2% no próximo ano. Em 2012, a previsão é de aumento de 3,1%.
A economia da zona do euro deverá aumentar apenas 1,7% neste ano e também em 2011 e 2% em 2012, segundo a organização.
Já a economia chinesa deverá crescer 10,5% neste ano e 9,7% em 2011 e também em 2012, prevê a OCDE.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário